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Ganhar clientes com as plataformas de anúncios gratuitos

Se o seu negócio envolve a venda direta ao publico de produtos, este artigo é para si. Pode haver um potencial para ganhar novos clientes onde menos espera. As plataformas de anúncios gratuitos como o OLX têm atraído

30 julho, 2019 webhouse.pt webhouse.pt webhouse.pt

Se o seu negócio envolve a venda direta ao publico de produtos, este artigo é para si. Pode haver um potencial para ganhar novos clientes onde menos espera. As plataformas de anúncios gratuitos como o OLX têm atraído, cada vez mais, anunciantes profissionais. Neste artigo abordaremos as mais e menos valias deste novo canal de venda.

 

Funcionamento das plataformas de anúncios gratuitos

Em primeiro lugar importa perceber qual o funcionamento dos sites que permitem anunciar de forma gratuita. O site mais popular deste género, em Portugal, é o OLX. Através deste qualquer pessoa, particular ou profissional pode introduzir um produto novo ou usado à venda. Para isso deverá tirar algumas fotografias deste, fazer uma pequena descrição e definir um preço. O anúncio será posteriormente revisto e publicado, caso não seja infringida nenhuma regra do site.

Os potenciais interessados poderão contatar o vendedor através do telemóvel (uma vez que o seu contato telefónico é publicado) ou por mensagens escritas, através do sistema interno de mensagens do website.

 

Vantagens e desvantagens para profissionais

Uma das grandes vantagens de que os anunciantes profissionais podem beneficiar é a própria popularidade da plataforma. O tráfego gerado por esta é bastante significativo, pelo que, os seus produtos estarão expostos numa montra que atrai diariamente milhares de visitantes. Particularmente se se tratar de uma pequena ou média empresa, provavelmente o seu website próprio não conseguirá atrair o tráfego que um website de dimensão nacional como o OLX, atrai. Se for recente, o seu website pode nem ter visitantes. Outra vantagem é o facto dos custos para estar presente nestes sites ser normalmente gratuito ou muito baixo. Apesar da colocação de anúncios ser gratuita, poderá adquirir destaques especiais que permitem que os seus produtos se sobressaem da concorrência. Destaques como aparecer no topo das pesquisas podem ser bastante eficazes e fazer aumentar o número de utilizadores a visualizar os seus anúncios.

Com respeito a desvantagens estas podem prender-se mais com questões operacionais. Devido à exposição grande que os seus produtos terão é de esperar um aumento de contatos e pessoas interessadas que necessitam de acompanhamento constante. Terá de ter um recurso disponível em permanência a responder a questões e a dar seguimento a contatos. Por outro lado, uma plataforma como o OLX pode aumentar exponencialmente o número de interessados nos seus produtos, o que, pode não significar um aumento proporcional da faturação. Muitas pessoas que solicitam informações podem não acabar por concluir uma compra. Apesar de não haver dados estatísticos sobre isso, a experiência de alguns vendedores diz que neste tipo de plataformas o rácio entre o número de visualizações e compras concluídas pode ser bastante baixo.

 

Conclusão

As plataformas que permitem anunciar de forma gratuita podem ser uma excelente forma de conseguir mais clientes. Estas beneficiam de uma popularidade enorme que pode aproveitar para dar aos seus produtos uma maior exposição. Além disso pode adquirir destaques especiais que permitem aumentar a visibilidade dos seus anúncios face a anúncios concorrentes. Uma grande vantagem deste potencial canal de venda é o custo reduzido envolvido, face à exposição que um site visitado diariamente por milhares de pessoas permite.

A internet desenvolve-se e renova-se ao micro segundo, tornando a verdade de agora, informação desatualizada daqui a minutos, horas ou dias. Daí que todas as informações presentes neste artigo são consideradas válidas e atualizadas à data da sua publicação.

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