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Construir um negócio de sucesso

Se tem o seu próprio negócio provavelmente já pensou neste assunto várias vezes. Uma coisa é certa, qualquer negócio vive de clientes e quando estes faltam, a sua sustentabilidade começa a ficar seriam

04 maio, 2019 webhouse.pt webhouse.pt webhouse.pt

Se tem o seu próprio negócio provavelmente já pensou neste assunto várias vezes. Uma coisa é certa, qualquer negócio vive de clientes e quando estes faltam, a sua sustentabilidade começa a ficar seriamente comprometida. Particularmente para uma startup não costuma ser fácil construir um fluxo constante de faturação que permita assegurar o pagamento mensal de todos os custos e ainda ficar com uma margem de lucro. Neste artigo abordaremos alguns pontos que deve ter em consideração para maximizar o potencial da sua empresa.

Localização

Provavelmente já ouviu a expressão de que um negócio de sucesso precisa de 3 coisas: localização, localização e localização. A verdade é que este é dos principais fatores que pode determinar o sucesso ou insucesso do seu negócio. Se tem um ótimo produto mas não está a vende-lo no local certo, então, provavelmente, não terá o sucesso que poderia ter. Por outro lado, se tiver um produto menos bom, mas estiver no local certo, então poderá até ter mais sucesso do que na primeira situação.

A expressão acima enunciada é bastante antiga e está em muitos livros de marketing e empreendedorismo. Nessa altura a localização referia-se apenas à localização física do espaço. Por exemplo, um restaurante numa das principais ruas de Lisboa ou Porto terá mais possibilidade de vingar do que um restaurante numa rua escondida e desconhecida da maior parte das pessoas.

Hoje em dia, com o surgimento dos negócios online, a localização pode também prender-se com a localização no mundo virtual. Por exemplo, se tiver uma loja de bijuteria, poderá ser mais inteligente fazer uma parceria com um fórum sobre assuntos relevantes para o público feminino, do que, num fórum de carros.

Estratégia de Comunicação

A forma de divulgação da sua marca é outro fator extremamente importante para o sucesso do seu negócio. Neste caso deverá ter atenção ás duas vertentes da divulgação: online e offline. Dependendo da sua área de negócio um pode ser mais relevante que o outro, mas estes deverão sempre estar presentes. Não deve apenas apostar num dos canais de divulgação. Aqui a chave para decidir qual poderá ser o mais importante para si, passa por identificar onde se situa o seu público alvo. Apenas conhecendo detalhadamente o seu target, conseguirá com mais sucesso chegar a ele, através dos meios de marketing digital ou dos meios de comunicação tradicionais.

Qualidade VS Preço

Outro fator de elevada importância no que diz respeito ao sucesso de um negócio, é o rácio qualidade preço que os produtos ou serviços que comercializa, apresentam. Regra geral os consumidores são, cada vez mais, informados. Isto significa que, muitas vezes, conhecem os preços e características dos produtos concorrentes aos seus. Assim, tem de lhes oferecer alguma vantagem para fazer com que estes optem pelos seus e não pela concorrência. Essa vantagem pode ser conseguida através de um melhor rácio qualidade/preço. Se consegue oferecer um produto de qualidade semelhante à concorrência a um preço inferior, poderá conquistar muitos clientes. Por outro lado, se tem um produto de qualidade bastante superior com um preço apenas ligeiramente mais elevado, também poderá obter mais vendas que a concorrência.

Conclusão

Para construir um negócio de sucesso existem alguns fatores gerais que deverá ter em conta. O primeiro é a localização do mesmo, uma vez que esta pode determinar a quantidade de pessoas que têm conhecimento dos seus produtos. Outro aspeto relevante é a sua estratégia de comunicação, para que possa chegar de forma eficiente e direcionada ao seu público alvo. Por fim, o rácio qualidade/preço determinará se os clientes irão escolher o seu produto ou o da concorrência.

A internet desenvolve-se e renova-se ao micro segundo, tornando a verdade de agora, informação desatualizada daqui a minutos, horas ou dias. Daí que todas as informações presentes neste artigo são consideradas válidas e atualizadas à data da sua publicação.

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