Cada vez mais os consumidores procuram opiniões sobre empresas, produtos ou serviços na Internet, antes de efetuarem uma compra. A Internet sempre foi um espaço de partilha de informação mas, nos últimos anos, tem tomado uma maior importância no que diz respeito à imagem das marcas. Se há uns anos a perceção da imagem de uma marca passava muito pelo "passa palavra" entre o ciclo de amigos e conhecidos, hoje em dia passa mais pela Internet e pela opinião dominante que aí reside.
A melhor forma de manter uma boa imagem do seu negócio é, como seria de esperar, pautar-se pelo extremo profissionalismo e dedicação. Desta forma terá sempre clientes satisfeitos e irá obter reviews na Internet positivas para o seu negócio, online e pessoalmente, e dar-lhe publicidade. Apesar do seu esforço pode sempre haver situações que possam gerar algum descontentamento por parte de um cliente. A melhor forma de lidar com isso é sempre promover a comunicação ao máximo. Desta forma, poderá resolver a situação da melhor forma. Deixar de responder, ou dar resposta tardiamente, numa situação destas pode facilmente originar uma má experiência relatada online.
Apesar de haverem algumas plataformas de avaliação especificas para determinadas áreas de negócio, existem algumas que são transversais a todas.
O Facebook, sendo a maior e mais popular rede social, é uma das principais fontes de informação a que os clientes podem recorrer para obter referências acerca de uma marca. O sistema de avaliação de páginas do Facebook, permite que qualquer utilizador possa atribuir uma classificação de 1 a 5 estrelas bem como um comentário a um determinado negócio. Essa critica será depois publicada na página e ficará visível para todas as pessoas. De notar que o proprietário da página pode desativar as críticas e, nesse caso, nenhum utilizador pode avaliar o negócio em questão. Normalmente isso não é bem visto, já que quem recusa ser avaliado, muitas vezes, tem um mau motivo para isso... Devido a isso mesmo é raro os proprietários desativarem essa avaliação e as críticas estão normalmente ativadas nas páginas referentes aos negócios.
O Google, sendo o maior e mais usado motor de busca dispõe também de um sistema de avaliações de negócios. Ao pesquisar pelo nome de uma empresa no Google, aparecerá uma caixa com a descrição desse negócio e algumas informações importantes, tais como a localização, horário de funcionamento, entre outros. Além disso mostra também um sistema de avaliações, de 1 a 5 estrelas relativos ao negócio. Á semelhança do Facebook, qualquer pessoa pode dar um feedback a um negócio. Neste caso, basta ter uma conta Google e fazer login na mesma para que seja possível atribuir uma classificação a qualquer empresa.
A presença na Internet é já uma realidade incontornável para todos os negócios. Além disso, começa a ser, cada vez mais, importante ter uma boa imagem nas plataformas de avaliação relevantes para o negócio. Esta situação acontece uma vez que as pessoas formulam as suas decisões de compra, com frequência, com base em pesquisas de opiniões que fazem, previamente, na Internet. Por isso não fique para trás e comece, hoje mesmo, a alimentar a sua imagem na web!