As redes sociais fazem, cada vez mais, parte da vida das pessoas. Hoje em dia, tudo o que acontece está nas redes sociais. Assim, não é de estranhar que começa a verificar-se que os consumidores frequentemente tomam decisões de compra através das redes sociais.
Posto isto, uma boa estratégia para a gestão das redes sociais é de extrema importância para as marcas que pretendem vingar no futuro.
Neste artigo abordaremos este tema em mais detalhe.
Hoje em dia é bastante difícil uma marca ganhar popularidade sem estar nas redes sociais. Este é o principal canal de divulgação mais importante até que um anúncio na televisão, num jornal local ou na rádio. Além disso tem uma excelente vantagem: o custo de uma estratégia de marketing online é muito mais baixo do que uma tradicional campanha num dos meios acima referidos.
Por outro lado, os consumidores procuram cada vez mais referências nas redes sociais antes de fazer uma compra. Assim, o simples fato de não existir nas redes sociais pode, à partida, constituir um impedimento para muitos consumidores avançarem com uma compra.
Uma dúvida frequente é em que redes sociais investir na hora de começar a criar uma presença online. Na verdade não há uma resposta única a esta pergunta. Em última análise, depende da sua área de negócio. Para decidir qual a rede social mais adequada para investir, terá primeiro de identificar qual o seu público alvo e em que rede social este se encontra maioritariamente. Lembre-se também que não necessita de investir apenas numa rede social. Na verdade, hoje em dia o mais habitual é as marcas investirem, de forma repartida, no Facebook e Instagram.
Não basta estar presente nas redes sociais. Para que comece a ganhar popularidade e captar interesse de potenciais clientes, necessita de ir publicando conteúdo adequado e interessante para a sua audiência. Este trabalho deverá ser cuidadosamente planeado. Desde a definição do perfil do seu cliente típico, até à produção de conteúdo que lhe possa gerar interesse. Cientes desta necessidade algumas empresas prestam serviços de gestão de redes sociais. Desta forma poderá deixar todo o planeamento e implementação da sua estratégia de marketing a cargo de profissionais.
A Web House pode ajudá-lo na gestão das redes sociais da sua marca desenvolvendo um plano a longo prazo de promoção da sua marca.
Se está a montar um novo negócio é importante que comece, desde início, a construir uma presença nas redes sociais. Esta presença será aquilo que poderá ajudar a captar os seus primeiros clientes.
Por outro lado, se o seu negócio já tem algum tempo, é relevante que inicie, o quanto antes, uma presença nas redes sociais. Neste caso poderá conseguir novos clientes através dos seus clientes atuais. As redes sociais têm a grande vantagem de ligar as pessoas aos negócios, pelo que, é fácil novos clientes chegarem até si através de clientes antigos. Comece hoje mesmo a construir a sua presença online!