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Otimizar processos com software à medida

O avanço da tecnologia tem melhorado a vida das empresas em várias áreas. Neste artigo abordaremos com esta pode ser a chave para otimizar processos e tornar o seu negócio mais rentável.   Software &agrav

08 agosto, 2019 webhouse.pt webhouse.pt webhouse.pt

O avanço da tecnologia tem melhorado a vida das empresas em várias áreas. Neste artigo abordaremos com esta pode ser a chave para otimizar processos e tornar o seu negócio mais rentável.

 

Software à medida

O desenvolvimento de software personalizado consiste na programação de ferramentas que respondam a uma necessidade de um negócio específico. Estas soluções são assim programadas de raiz, tendo em conta determinados pressupostos e adaptados á realidade de uma determinada empresa.

A vantagem desta abordagem é o software ser inteiramente personalizado e assim poder dar melhor resposta aos problemas da empresa em questão. Por oposição a softwares genéricos, já desenvolvidos, que poderão não ser inteiramente adequados ás circunstâncias de determinada empresa.

 

Otimizar processos

A otimização de procedimentos de uma empresa passa, muitas vezes, por reduzir a sua dependência do fator humano. Tudo o que sejam atividades que possam ser automatizadas de alguma forma, através de sistemas informáticos, são possíveis pontos de otimização e podem contribuir para o sucesso do seu negócio. Através desta é possível libertar um ou mais recursos humanos que poderão, assim, estar envolvidos noutras áreas da empresa, acrescentando mais valor. Além desta vantagem poderá existir ainda uma diminuição dos erros cometidos, normais em todos os processos onde está um Ser Humano envolvido diretamente. Estados emocionais, cansaço, excesso de confiança, distração, são exemplos de estados que podem originar erros inadvertidamente. Um sistema um informático, por seu lado, não é afetado por estes fatores, sendo assim possível ocorrer uma menorização de erros cometidos ao longo dos processos que está a otimizar.

Mesmo não conseguindo reduzir o fator humano em determinados processos pode ser possível aumentar a rapidez dos mesmos, através de soluções informáticas. Com esta rapidez consegue-se libertar, pelo menos, uma parte do tempo do recurso humano que poderá ser investida noutra área de valor para a empresa.

 

Papel do software personalizado

O software personalizado pode ter um papel fundamental na tarefa de otimização de processos na sua empresa. O facto de este ser desenvolvido de raiz, inteiramente à medida do Cliente, permite que se consiga uma eficácia máxima quando utilizado nos processos da empresa. Por exemplo, uma loja online terá de lidar com encomendas a fornecedores, encomendas de clientes, entregas a clientes e gestão de stock. Todas estas tarefas podem ser otimizadas de forma a estarem o mais automatizadas possíveis. Quando um produto já não tem stock pode ficar indisponível automaticamente na loja online. Por oposição quando chega mais stock do mesmo, este pode passar a disponível de forma automática. Quando um produto é bastante vendido e se encontra próximo do fim de stock, poderá ser-lhe enviado um alerta para que o possa encomendar.

Todas as ideias acima são exemplos de processos do dia-a-dia de uma empresa que posem ser automatizados através da utilização de software personalizado. A Web House é o exemplo de uma empresa que providencia o serviço de desenvolvimento de software à medida. Entre em contacto e poderá obter uma proposta sem compromisso.

 

Conclusão

O desenvolvimento de software à medida constitui uma das formas de poder otimizar os processos da sua empresa. Quer seja através da automatização de tarefas que permitem libertar recursos humanos ou através do aumento de rapidez com que estas são efetuadas, esta otimização pode trazer benefícios imediatos a nível de rentabilidade do negócio.

A internet desenvolve-se e renova-se ao micro segundo, tornando a verdade de agora, informação desatualizada daqui a minutos, horas ou dias. Daí que todas as informações presentes neste artigo são consideradas válidas e atualizadas à data da sua publicação.

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Tenho uma ideia para uma app!

Na era digital em que vivemos a criatividade é mais estimulada do que nunca. Novas ideias surgem todos os dias. No entanto a implementação destas fica muitas vezes adiada ou acaba mesmo por nunca se realizar. Neste artigo iremos explicar como pode fazer a sua ideia de uma app sair da sua cabeça e tornar-se uma realidade.   O mercado das apps móveis O volume de negócios anual gerado pelas aplicações móveis é extraordinariamente avultado e tem vindo a aumentar nos últimos anos. Cada vez mais as pessoas utilizam o seu smartphone para várias tarefas do dia a dia. Assim, não é de estranhar que a crescente oferta de aplicações que permitem expandir as funcionalidades de um smartphone, acabem por captar o interesse das pessoas.   Analisar a sua ideia O primeiro passo que deve dar ao ter uma ideia para uma aplicação móvel é o de estudar o mercado. Em primeiro lugar para perceber se há aplicações semelhantes. Em segundo lugar para tentar perceber o valor e potencial retorno de uma aplicação como a que está a pensar. Existem várias estratégias que poderá usar para ganhar dinheiro com aplicações móveis que deve analisar previamente. Apenas através desta análise é sensato ponderar avançar para a fase de implementação que irá ter alguns custos e exigir um investimento inicial.   Implementar uma ideia Se tem uma ideia para uma aplicação de smartphone mas não dispõe de conhecimentos a nível de programação, o ideal é estabelecer uma parceria com uma empresa que o possa ajudar nesse sentido. A Web House é o exemplo de uma empresa que pode tornar a sua ideia uma realidade. A vasta experiência da sua equipa de programadores permite abraçar qualquer projeto e implementar uma ideia tal como a imagina. Por outro lado, se tem alguns conhecimentos na área da programação de aplicações ou se já fez alguma, poderá optar por avançar para a sua implementação, por si mesmo. Convém, no entanto, referir que o desenvolvimento de uma aplicação compreende normalmente competências em diferentes áreas, tais como design, programação e bases de dados. Para tal, a maior parte das vezes é necessária a intervenção de mais do que uma pessoa no seu desenvolvimento. Assim, é pouco provável que, mesmo que consiga desenvolver alguma parte por si, que não precise da ajuda adicional de alguém.   Conclusão Se tem uma ideia para uma aplicação deverá começar por fazer um estudo prévio da sua utilidade e potencial de rendimento. Só depois deste deve avançar para a parte do desenvolvimento. Nesta fase poderá optar por desenvolver por si próprio ou estabelecer uma parceria com uma empresa com experiência no desenvolvimento de aplicações. Se tiver conhecimentos a nível de programação poderá fazer sentido optar pela primeira opção. Deste modo conseguirá poupar alguns custos iniciais. Apesar dessa opção, o mais provável é que não disponha dos conhecimentos técnicos para a programação de uma aplicação e, nesse caso, deverá optar pela segunda opção e procurar uma empresa que possa auxiliá-lo na tarefa.

Vale a pena comprar uma trotinete elétrica?

Se anda pelas maiores cidades do país provavelmente já reparou na abundância destes veículos de 2 rodas na rua. Várias empresas estão a explorar o aluguer ao minuto deste tipo de veículos. Apesar desta opção muitos utilizadores começam a ponderar a compra de uma trotinete para uso pessoal, em vez da utilização das trotinetes partilhadas. Neste artigo iremos analisar os prós e contras de adquirir o seu próprio veículo.   Utilidade das trotinetes elétricas As trotinetes elétricas são particularmente utéis para quem realiza pequenas deslocações diárias dentro da cidade. Principalmente em cidades onde haja ciclovias este meio de transporte pode ser bastante comodo, rápido e seguro. Para uma deslocação de curta distância dentro da cidade, o uso do automóvel pode não ser a melhor opção. O transito e dificuldades de estacionamento podem tornar a trotinete elétrica o melhor meio de transporte. Com a trotinete mais facilidade de circulação e o seu estacionamento não é um problema pois poderá carregá-la consigo para onde quer que vá.   Versatilidade das trotinetes A maior parte das trotinetes elétricas existentes no mercado são dobráveis. Isto permite que sejam facilmente transportadas mesmo quando não estão em uso. Por exemplo quando chega ao seu emprego, poderá dobrá-la e transportá-la para junto do seu posto de trabalho. Não necessita de a deixar na rua e assim poder incorrer em furtos. Existem ainda soluções de transporte das mesmas através de mochilas. Esta opção pode ser particularmente útil se usar o comboio, por exemplo. Neste caso poderá transportar a sua trotinete comodamente para onde quer que vá.   Preços de aquisição O preço das trotinetes elétricas tem vindo a descer uma vez que estas estão cada vez mais populares e existe mais oferta. Hoje é possível adquirir uma boa trotinete elétrica, com autonomia até 6/7 quilómetros com menos de 200€. O que diferencia a maior parte dos modelos é a capacidade da bateria e o material de construção. As mais leves tendencialmente têm um preço superior, quando comparadas com modelos mais pesados. Ainda assim os modelos mais pesados são perfeitamente transportáveis sem grandes problemas.   Conclusão Se faz deslocações curtas frequentemente dentro da cidade a aquisição de uma trotinete elétrica pode ser uma boa opção. Com esta ganhará flexibilidade e poderá poupar a longo prazo. O investimento inicial será rapidamente diluído ao longo do tempo. Se não tem a certeza se esta opção é a melhor para si, pode sempre começar por experimentar as trotinetes partilhadas, através da respetiva aplicação móvel, que se encontram espalhadas pelas maiores cidades portuguesas.

Porque devo ter uma palavra passe segura?

Com certeza já se tentou registar nalgum website e se sentiu incomodado por ter de escolher uma palavra passe cheia de requisitos, com letras minúsculas, maiúsculas, um carater especial, um número e, no mínimo, 6 carateres de comprimento. Neste artigo iremos compreender e analisar a necessidade destes requisitos.   A fragilidade de uma palavra passe Se pensar bem, uma grande quantidade de informação importante e sensível da sua empresa e da vida pessoal está à distância de uma palavra passe. Um desconhecido que, por algum motivo, conheça esta palavra, passará a ter acesso a toda a informação acima descrita. Esta poderá estar a proteger toda a sua comunicação via e-mail, os ficheiros do seu computador, o acesso a um servidor e a bases de dados sensíveis, entre outros. Deverá pensar numa palavra passe como uma chave de sua casa. Se a segurança da fechadura for fraca, será mais fácil uma pessoa com más intenções invadir o seu espaço. Da mesma forma, uma palavra passe considerada fraca será uma falha de segurança grave na sua empresa. Considera-se uma palavra passe insegura, uma palavra que seja fácil de adivinhar. Por exemplo o ano do nascimento da pessoa, um apelido, o nome da cidade onde se encontra a empresa, entre outras. Todas estas são palavras que um atacante tentará utilizar, pelo que, deve evita-las a todo o custo para proteger a sua empresa de ataques informáticos.   Ataques "brute force" Além de experimentar palavras passes evidentes, uma pessoa mal-intencionada que tente penetrar no seu sistema, poderá também realizar aquilo que se chama um ataque "brute force". Este consiste em experimentar combinações de carateres de forma sucessiva. Por exemplo, pode começar com a palavra "aaaaa", depois testa "aaaab", depois "aaaac" e assim sucessivamente. É precisamente para combater este tipo de ataques que surgem os requisitos de palavra passe com que iniciamos este artigo. Se esta contiver apenas letras minúsculas serão menos combinações possíveis. O simples adicionar de um número, já aumenta exponencialmente o número de combinações de carateres possíveis. Ao colocar também uma letra maiúscula e um carater especial, dispara o número de combinações. Com os requisitos de palavra passe descritos anteriormente consegue fazer-se com que o número de combinações possíveis seja extraordinariamente elevado para ser viável tentar um ataque por "brute force".   Conclusão Uma palavra passe pode ser o único meio de proteção de informação muito valiosa para a sua empresa ou vida pessoal. Assim, não deve poupar esforços para garantir que a sua palavra passe é segura. Uma palavra passe segura é uma palavra que não seja evidente de adivinhar e que seja complexa o suficiente para não ser viável um ataque "brute force". Para isso deverá utilizar palavras com, no mínimo, 6 carateres e esta ser constituída por letras maiúsculas, minúsculas, números e carateres especiais. Desta forma será praticamente impossível para um atacante, adivinhar a sua palavra passe. Lembre-se que a segurança dos sistemas informáticos começa nos utilizadores e são atitudes descuidadas destes que estão, muitas vezes, na origem de ataques informáticos de consequências severas.

Proteja a sua empresa contra ransomware

Nos dias que correm praticamente toda a atividade de uma empresa passa por meios informáticos. Neles reside um vasto conjunto de informações imprescindíveis para o seu negócio. O ramsomware pretende explorar a dependência destas informações para a continuação de um negócio.   O que é o ransomware? O ransomware consiste em software malicioso cujo objetivo é impedir o acesso dos utilizadores infetados aos seus ficheiros. No contexto empresarial tal situação pode ter consequências catastróficas, uma vez que esta não pode prescindir de todas as informações contidas nos seus sistemas informáticos. Normalmente este tipo de infeção é acompanhada de algum tipo de "pedido de resgate" no qual é exigida uma soma á vítima, para que volte a ter acesso aos seus ficheiros. Regra geral esta soma deverá ser paga em bitcoin tornando assim a transferência não rastreável. O comportamento mais habitual deste tipo de vírus é o de encriptar todo o conteúdo do disco. Ou seja, todos os ficheiros ficam elegíveis, a não ser que seja fornecida a chave de desencriptação. Esta chave é assim usada como troca, para incitar o utilizador a fazer o pagamento exigido, na expetativa de que o atacante envie essa chave e este possa recuperar todos os seus ficheiros.   Formas de ataque As principais formas de ser infetado com este tipo de malware são as mesmas que as da infeção por vírus informáticos. Basicamente as 2 maiores portas de entrada no seu sistema são o e-mail e a visita a sites de origem duvidosa. O e-mail é a porta de entrada principal da sua empresa para o Mundo. Assim, não é de estranhar que seja uma das vias mais utilizadas para ataques. Deve sempre ter cuidado com anexos ou ligações que estejam no corpo dos emails que recebe. Não deve executar nem clicar em ligações de remetentes desconhecidos ou que não esteja à espera. A navegação em sites de origem duvidosa pode, também, ser o motivo para ser infetado por ransomware. Quer seja através da transferência e execução de algum ficheiro, quer seja através da exploração de alguma vulnerabilidade do seu sistema, pode ver o seu computador tomado por um vírus deste tipo.   Como se proteger Um dos requisitos essenciais para se proteger a sua empresa de ataques informáticos é a instalação de um antivírus no seu sistema. Desta forma terá já uma camada de proteção caso algum software malicioso infete o seu sistema. No entanto, os softwares antivírus não são infalíveis e podem oferecer uma proteção limitada para novos vírus. Assim é fundamental o aspeto humano, ou seja, os hábitos e ações do utilizador. Comportamentos de risco como os enunciados anteriormente deverão ser evitados ao máximo para diminuir as probabilidades de sofrer uma infeção por vírus informáticos. Cabe assim aos gestores das empresas garantir que todos os colaboradores adotam comportamentos seguros nos seus computadores, uma vez que, a falha de apenas um deles, pode comprometer toda a organização.

Alojamento dedicado VS Alojamento partilhado

Se pretende desenvolver um website para o seu negócio, irá deparar-se com a decisão expressa no título deste artigo. Existem vantagens e desvantagens em cada opção que analisaremos neste artigo.   Publicação de um website A publicação de um website na Internet contempla 3 fases principais: o seu desenvolvimento, o alojamento e a sua manutenção ao longo do tempo. A primeira fase compreende toda a programação e organização de conteúdos do website. Além disso, o seu design, escolha de cores e aspeto gráfico fazem parte desta fase também. O alojamento contempla as tarefas de configuração do servidor e domínio para que o website fique alojado (guardado) num servidor na Internet. Desta forma este fica publicado e, consequentemente, acessível a qualquer pessoa que digite o seu endereço no browser. Por fim, a fase de manutenção diz respeito ás atualizações que vão sendo necessárias fazer ao longo do tempo, para manter o website com informação atualizada. Adicionalmente a atualização das plataformas/linguagens de programação envolvidas, pode também ser uma necessidade, para corrigir eventuais bugs ou falhas de segurança encontradas.   Alojamento na Internet Para poder alojar o seu website na Internet necessita de um servidor. Um servidor não é mais do que um sistema informático de alta capacidade, no qual estão guardados websites, que são disponibilizados em permanência na Internet. Uma das opções com que se depara ao consultar os preçários e condições de uma empresa que preste este serviço é a escolha entre alojamento dedicado e partilhado. O alojamento dedicado consiste num servidor que fica apenas com o seu website guardado. Assim todo o hardware é para seu uso exclusivo. Normalmente esta situação traduz-se numa melhor performance do website, nomeadamente mais rapidez de carregamento, bem como, a possibilidade de um maior número de acessos em simultâneo. Por outro lado, o alojamento partilhado diz respeito a um servidor que é partilhado por múltiplos clientes/websites. Ou seja, o seu website partilha recursos com outros websites. Neste caso é de esperar um tempo de carregamento maior e o número de acessos em simultâneo é mais limitado. Dado o exposto acima, normalmente opta-se pelo alojamento dedicado quando um website tem um tráfego expectável elevado. Por exemplo, se está a desenvolver um site de notícias destinado ao público em geral, poderá ser acertado escolher um alojamento dedicado. Devido ao caráter genérico do website, este poderá ser acedido por um grande número de pessoas. Por oposição, se estiver a desenvolver um website institucional, cujo tráfego esperado seja baixo, deverá optar por um alojamento partilhado. A escolha que fizer terá impacto nos custos envolvidos. Como seria de esperar, o alojamento dedicado é bastante mais dispendioso do que o alojamento partilhado. De acordo com o tráfego expectável do website, escolhe-se assim qual poderá ser o mais adequado, tendo em conta que para websites de baixo tráfego, não valerá a pena aumentar significativamente os custos.   Conclusão Para alojar o seu website será confrontado com a opção de escolha entre alojamento dedicado ou partilhado. A principal diferença entre ambos é a performance e capacidade de acessos em simultâneo que suporta. No alojamento dedicado tem um hardware destinado apenas ao seu website, que não é partilhado com mais nenhum. Por outro lado, no alojamento partilhado, este é dividido por diversos websites. Assim, no segundo caso, é de esperar que a performance do seu website seja inferior em relação à primeira situação.
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