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Ser bloguer como profissão

Os autores de blogue começam a ser cada vez mais valorizados no mercado atual. Alguns já vivem mesmo desta recente profissão que a Internet e as redes sociais ajudaram a popularizar. Neste artigo iremos analisar esta temát

30 junho, 2019 webhouse.pt webhouse.pt webhouse.pt

Os autores de blogue começam a ser cada vez mais valorizados no mercado atual. Alguns já vivem mesmo desta recente profissão que a Internet e as redes sociais ajudaram a popularizar. Neste artigo iremos analisar esta temática.

 

O que é um bloguer

Um bloguer, como já foi referido no paragrafo introdutório, é o autor de um blogue. Trata-se assim da pessoa que escreve conteúdo num espaço desdte tipo. Este conteúdo pode ser muito variado sendo que normalmente associado a cada blogue existe um ou mais temas principais. Tecnologia, moda, alimentação, lifestyte, são alguns dos temas mais habituais.

O autor do blogue produz assim, com alguma frequência, novo conteúdo, dentro do tema do blogue e de acordo com o interesse dos seus leitores. Devido à sua procura por parte das marcas, alguns bloguers têm construído negócios de sucesso.

 

Fontes de rendimento dos blogues

O que permite haver hoje em Portugal quem viva exclusivamente desta área é o facto dos blogues poderem ser eficazes formas de publicidade. Normalmente um blogue é um espaço pessoal, no qual os leitores atribuem um elevado valor ás opiniões manifestadas. Assim, as marcas cedo começaram a perceber que uma referência num blogue, poderia ser mais eficaz do que outras formas de publicidade mais tradicionais.

Posto isto, não é difícil encontrar hoje blogues com muitas referências a marcas e produtos nos seus artigos. Muitas vezes trata-se, basicamente, de publicidade, paga pelos anunciantes.

 

Valor de um blogue

Se possui um negócio e procura novos clientes, uma parceria com um blogue pode ser uma boa estratégia. De referir, no entanto, que a escolha do blogue é muito importante para maximizar o retorno do seu investimento. Deverá ter atenção ao público alvo da sua campanha publicitária e procurar um blogue cujos leitores façam parte desse perfil. Por exemplo, se pretende divulgar uma loja online de roupa, seria mais adequado formar uma parceria com um blogue sobre moda do que com um blogue acerca de tecnologia.

Por outro lado, além do tema dominante do blogue (o que define o seu público) é importante analisar a dimensão que este tem. Normalmente é esta dimensão que pode fazer variar muito o preço para uma campanha publicitária. Ou seja, quanto mais leitores assíduos o blogue tiver mais dispendiosa é uma campanha. As diferenças aqui podem ser bastante significativas, pelo que, deve pensar bem na sua decisão. Num blogue de topo em Portugal um post patrocinado pode custar milhares de euros, enquanto num pequeno blogue podemos estar a falar de apenas algumas dezenas de euros.

 

Conclusão

Os autores de blogue são, cada vez mais, procurados pelas marcas para promover os seus produtos. Sendo um espaço pessoal, um blogue é normalmente visto pelos leitores como um espaço de confiança, onde os seus autores manifestam as suas visões e opiniões de forma isenta. Sendo alvo de interesse dos profissionais do marketing das marcas, o bloguer tem vindo a tornar-se uma profissão a tempo inteiro, devido aos rendimentos que se consegue auferir. De referir, no entanto, que esta situação apenas sucede com blogues de grande dimensão, que serão uma pequena parte de todos os blogues existentes.

A internet desenvolve-se e renova-se ao micro segundo, tornando a verdade de agora, informação desatualizada daqui a minutos, horas ou dias. Daí que todas as informações presentes neste artigo são consideradas válidas e atualizadas à data da sua publicação.

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