Esta é uma pergunta frequentemente formulada por quem procura criar uma presença online através do desenvolvimento de um website. Na verdade, a maior parte das pessoas, particularmente de áreas não relacionadas com informática, não tem uma noção sobre quanto custa o desenvolvimento de um website.
Este é um aspeto fundamental para poder estimar o preço de desenvolvimento de um website. Não é possível fazer uma estimativa sem saber, com algum detalhe, qual o tipo de website e conteúdo que este irá conter. O valor poderá variar muito, desde as centenas de euros até aos milhares, por isso, é necessário saber em mais pormenor como será o website.
Naturalmente websites que necessitem de funcionalidades mais complexas tenderão a ter um preço de desenvolvimento mais elevado. Por outro lado, websites mais simples, apenas com texto e algumas imagens, tendencialmente terá um custo inferior. O desenvolvimento de um website de jogo e apostas online, por exemplo, cairá na primeira categoria referida acima. Por outro lado, um website institucional típico, com uma página de "Quem Somos", "Serviços" e "Contatos" já faria do tipo de websites com um preço tendencialmente inferior. A Web House poderá ajudá-lo em ambos os cenários, conheça mais detalhes na página do serviço de desenvolvimento de websites.
Uma decisão importante que também deverá tomar é a quem pretende entregar o desenvolvimento do seu website. Esta decisão poderá também ter um impato no seu custo de desenvolvimento. Genericamente falando, neste aspeto as opções mais habituais costumam ser: uma empresa ou programador freelancer.
A vantagem da primeira é que terá uma equipa dedicada ao desenvolvimento do seu projeto. Da equipa, além de programadores, podem também fazer parte designers, o que pode permitir uma abordagem mais profissional e completa ao seu projeto. Associado a uma qualidade de serviço superior, naturalmente, também é habitual estar associado um custo mais elevado.
Com respeito à segunda opção, esta poderá ser menos dispendiosa, mas fica todo o seu projeto fica dependente apenas de uma pessoa.
Obviamente, como em todas as áreas, haverá muito boas empresas e muito bons freelancers, pelo que, aqui a palavra chave é: procurar. Peça várias propostas e analise qual lhe parece mais vantajosa para si. Não deve olhar apenas ao preço mas ao profissionalismo e competência que cada empresa/freelancer lhe demonstrou.
Além do desenvolvimento inicial do website, está sempre associado um custo fixo anual que o proprietário do website terá de suportar. Algumas pessoas desconhecem este facto mas este é um custo incontornável. Um website terá sempre de estar alojado nalgum servidor, e esse servidor terá um custo anual associado. Por outro lado, ao desenvolver um website também é imprescindível ter um domínio, do género omeunegocio.pt. Todos os domínios necessitam também de uma renovação com o passar do tempo. A maior parte das vezes esta renovação é anual.
Agora as boas noticias, estes custos apesar de fixos costumam ser relativamente baixos. Habitualmente são pagos uma vez por ano e o seu valor raras vezes tem um peso significativo nas contas anuais de um negócio.
O preço de desenvolvimento de um website pode ser bastante variável. Este está diretamente dependente do tipo e quantidade de conteúdo que o website terá. O mais aconselhável é que peça várias propostas diferentes para poder comparar e concluir qual é a mais vantajosa para o seu caso.
Precisa de um orçamento personalizado para a construção de um website para o seu negócio? Entre em contacto com a Webhouse. Aceda agora webhouse.pt e fale connosco.