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Relacionando o marketing sensorial com a experiência do consumidor

Existem várias abordagens à pratica de marketing. Uma delas é o Marketing Sensorial.   Basicamente, consiste em utilizar os cinco sentidos tipicos do ser humano para alavancar as vendas, estabelecendo uma comunica&cced

02 julho, 2018 Webhouse.pt Luis Lima webhouse.pt

Existem várias abordagens à pratica de marketing. Uma delas é o Marketing Sensorial.

 

Basicamente, consiste em utilizar os cinco sentidos tipicos do ser humano para alavancar as vendas, estabelecendo uma comunicação mais optimizada e completa, melhorando a experiência do seu consumidor.

 

Entenda melhor, na prática, como o marketing sensorial faz a diferença:

 

Como funciona?

Com certeza, aprendeste os cinco sentidos ainda no tempo da pré-escola, mas vale a pena relembrar. São eles:

  • Tacto
  • Visão
  • Olfato
  • Paladar ou gosto
  • Audição

 

A ambição de qualquer marca é produzir estímulos relacionados aos cinco sentidos e, desta forma, comunicar valores. Com o marketing sensorial, os sentidos são explorados estrategicamente pelas marcas, aumentando o potencial de todos os seus elementos (sejam nos materiais de divulgação ou nos pontos de venda).

 

A grande vantagem em utilizar esta estratégia é poder aumentar as vendas significativamente, porque mexe diretamente com a emoção do consumidor. Além disso, o posicionamento e a identidade da marca são reforçadas no mercado através destas práticas ao longo do tempo.

 

 

Aplicando a estratégia

Agora que você já sabe como funciona o marketing sensorial, é importante conhecer algumas das estratégias que são usadas pensando em cada sentido:

 

Na visão

O recurso visual é o mais usado nas estratégias de Marketing. Dentro desse sentido, dois âmbitos precisam de especial cuidado:

 

- Identidade Visual: logotipo, símbolos e cores fazem toda a diferença no reconhecimento da marca. Lembre-se que as cores tem significado e estimulam sentimentos e reações específicas para quem as vê!

 

- Ambientação da loja física: o ambiente dos pontos físicos precisa ser agradável! O cuidado deve vir desde a iluminação até a decoração e as cores que serão usadas no local. Isso faz toda a diferença sobre a impressão e o estímulo que vai causar no cliente, dependendo do seu objetivo!

 

Na audição

É um facto aceite, que o som faz total diferença no nosso humor. Porque não utilizar essa influência para o momento de compras do seu cliente? A ideia, com este sentido, é que o som auxilie na indução de certa emoção ou atitude.

 

Se você precisa que as pessoas sejam ágeis nas compras, por exemplo, o ideal é colocar uma música com ritmo mais acelerado. No entanto cuidado. Talvez para seu cliente, uma música tranquila e suave seja mais que o suficiente para garantir uma agradável experiência durante o processo de compra. Provavelmente gostará de passar por ela novamente.

 

No olfato

Os cheiros tem um poder muito grande de nos despertar sentimentos e até lembranças nos seus clientes. 

 

Para auxiliar nesse processo, a dica é desenvolver uma essência ou até mesmo utilizar uma já existente, que consiga remeter o cliente para os seus produtos ou experiencia de compra. É legal utilizar aromas nas suas lojas, para garantir que cheiros exteriores à loja não perturbem ou prejudiquem o seu ambiente comercial. Invista também na climatização do local.

 

No tacto

Muitas pesquisas mostram que quando tocamos no objeto que desejamos, a possibilidade de comprar é bem maior. Por isso, a estratégia para este sentido está ligada à experiência que o consumidor terá na loja física.

 

Para começar, a climatização deixa o cliente mais confortável. cuide de selecionar as melhores texturas de alguns objetos como poltronas, cortinas do provador, balcões e até o piso! Por último, é claro, lembre-se de deixar o produto em fácil acesso para que os clientes possam tocá-lo.

 

No paladar

Este é o sentido mais específico. Nem todas as marcas poderão usá-lo. Mas, se você trabalha com alimentação, ele deve ser muito explorado.

 

A dica é ter sempre a prova de algum alimento para os clientes, pois isso dá mais credibilidade para a realização da compra.

 

Mas, mesmo que a sua empresa não seja do ramo alimentar, vale a pena disponibilizar algum tipo de lanche para os clientes. Isso deixa-os mais confortáveis no ambiente e pode dar bons resultados!

 

Está a ver? São estratégias muito fáceis de colocar em prática e que podem trazer ótimos resultados! Vale a pena testar e experimentar o que melhor se adapta para sua marca!

 

 

 

Tags:

marketing sensorial

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Tacto

Visão

Olfato

Paladar ou gosto

Audição

produzir estímulos relacionados

 

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