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A Importância do Marketing Sensorial na Experiência do Consumidor

Existem várias abordagens à pratica de marketing. Uma delas é o Marketing Sensorial. Basicamente, consiste em utilizar os cinco sentidos típicos do ser humano para alavancar as vendas, estabelecendo uma comunicaç

16 June, 2023 webhouse.pt webhouse.pt webhouse.pt

Existem várias abordagens à pratica de marketing. Uma delas é o Marketing Sensorial.

Basicamente, consiste em utilizar os cinco sentidos típicos do ser humano para alavancar as vendas, estabelecendo uma comunicação optimizada e completa, melhorando a experiência do seu consumidor.

Entenda melhor, na prática, como o marketing sensorial faz a diferença:

 Como funciona?

Com certeza, aprendeu os cinco sentidos ainda no tempo da pré-escola, mas vale a pena relembrar. São eles:

Tacto

Visão

Olfato

Paladar ou gosto

Audição

A ambição de qualquer marca é produzir estímulos relacionados com os cinco sentidos e, desta forma, comunicar valores. Com o marketing sensorial, os sentidos são explorados estrategicamente pelas marcas, aumentando o potencial de todos os seus elementos (sejam nos materiais de divulgação ou nos pontos de venda).

A grande vantagem em utilizar esta estratégia é poder aumentar as vendas significativamente, porque mexe diretamente com a emoção do consumidor. Além disso, o posicionamento e a identidade da marca são reforçadas no mercado através destas práticas ao longo do tempo.

Aplicando a estratégia

Agora que já sabe como funciona o marketing sensorial, é importante conhecer algumas das estratégias que são usadas pensando em cada sentido:

Na visão

O recurso visual é o mais usado nas estratégias de Marketing. Dentro desse sentido, dois âmbitos precisam de especial cuidado:

- Identidade Visual: logotipo, símbolos e cores fazem toda a diferença no reconhecimento da marca. Lembre-se que as cores têm significado e estimulam sentimentos e reações específicas para quem as vê!

- Ambientação da loja física: o ambiente dos pontos físicos precisa de ser agradável! O cuidado deve passar desde a iluminação até à decoração e as cores que serão usadas no local. Isso faz toda a diferença sobre a impressão e o estímulo que vai causar no cliente, dependendo do seu objetivo!

Na audição

É um facto que o som faz toda a diferença no nosso humor. Porque não utilizar essa influência para o momento de compras do seu cliente? A ideia, com este sentido, é que o som auxilie na indução de certa emoção ou atitude.

Se você precisa que as pessoas sejam ágeis nas compras, por exemplo, o ideal é colocar uma música com ritmo mais acelerado. No entanto cuidado. Talvez para o seu cliente, uma música tranquila e suave seja mais que suficiente para garantir uma agradável experiência durante o processo de compra. Provavelmente gostará de passar por ela novamente.

No olfato

Os cheiros têm um poder muito grande de despertar sentimentos e até lembranças nos seus clientes. 

Para auxiliar nesse processo, a dica é desenvolver uma essência ou até mesmo utilizar uma já existente, que consiga remeter o cliente para os seus produtos ou experiência de compra. É agradável utilizar aromas nas suas lojas, para garantir que cheiros exteriores à loja não perturbem ou prejudiquem o seu ambiente comercial. Invista também na climatização do local.

No tacto

Muitas pesquisas mostram que quando tocamos no objeto que desejamos, a possibilidade de comprar é bem maior. Por isso, a estratégia para este sentido está ligada à experiência que o consumidor terá na loja física.

Para começar, a climatização deixa o cliente mais confortável. Trate de selecionar as melhores texturas de alguns objetos como poltronas, cortinas do provador, balcões e até o piso! Por último, é claro, lembre-se de deixar o produto com fácil acesso para que os clientes lhe possam tocar.

No paladar

Este é o sentido mais específico. Nem todas as marcas poderão usá-lo. Mas, se você trabalha com alimentação, ele deve ser muito explorado.

A dica é ter sempre em prova algum alimento para os clientes, pois isso dá mais credibilidade para a realização da compra.

Mas, mesmo que a sua empresa não seja do ramo alimentar, vale a pena disponibilizar algum tipo de lanche para os clientes. Isso deixa-os mais confortáveis no ambiente e pode dar bons resultados!

O Marketing Sensorial é uma poderosa estratégia que utiliza os cinco sentidos humanos para melhorar a experiência do consumidor e impulsionar as vendas. Agora que você já entende como funciona, é hora de aplicar essas estratégias na prática!

Seja qual for o seu ramo de atuação, a nossa equipa está pronta para o ajudar a implementar estratégias eficazes de marketing sensorial. Afinal, oferecer uma experiência única aos seus clientes pode fazer toda a diferença!

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Não perca tempo, entre em contato connosco hoje mesmo e leve a sua marca para um novo patamar de sucesso com o Marketing Sensorial.


 

A internet desenvolve-se e renova-se ao micro segundo, tornando a verdade de agora, informação desatualizada daqui a minutos, horas ou dias. Daí que todas as informações presentes neste artigo são consideradas válidas e atualizadas à data da sua publicação.

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