No período de verão, muitas áreas de negócio veem o seu volume de negócios decrescer. Fruto do facto de muitas pessoas estarem de férias muitas empresas registam também um decréscimo nos seus colaboradores. No entanto, nem todas as áreas de negócio são assim. Se procura um negócio de verão para diversificar as suas fontes de rendimento, este artigo é para si.
O facto de muitas pessoas estarem de férias e mesmo fora do país faz com que haja uma quebra de procura de produtos e serviços em várias áreas de negócio. Esta situação é relevante para quem comercializa produtos diretamente ao público. Por outro lado, para empresas que prestam serviços a outras empresas, o decréscimo de negócio é também uma realidade em vários setores de atividade. Pelo facto de grande parte dos colaboradores das empresas também se encontrar ausente, nomeadamente os gestores com poder de decisão, muitas vezes decisões de fecho de negócios ficam adiadas.
Apesar do exposto acima existem áreas de negócio que, tendencialmente, têm o seu melhor período, a nível de volume de faturação, nos meses de verão. Exemplos disso são os sectores da restauração e hotelaria em zonas balneares. Estas zonas registam um aumento no fluxo de pessoas que se desloca a elas no verão, pelo que, é de esperar um aumento na procura de estabelecimentos de restauração e alojamentos. Dentro do sector dos alojamentos inclui-se o alojamento local que pode ser uma excelente forma de obter um rendimento extra nos meses de verão, para quem tem outra atividade durante o ano. Neste caso a divulgação na Internet do seu alojamento e uma boa imagem na web revelam-se os fatores decisivos para ter sucesso.
Sectores de negócio associados a eventos, como casamentos e batizados, conhecem também o melhor período do ano no verão. Muitas vezes organizados ao ar livre, o facto de a meteorologia oferecer dias de céu limpo e calor, costuma registar preferência por parte das pessoas face a outros períodos do ano. Este sector de negócio inclui a área do aluguer de quintas ou outros espaços para este tipo de eventos. Aqui pode residir outra oportunidade de negócio para quem tenha outra ocupação durante o ano, mas gostaria de criar um rendimento adicional nos meses de verão. O investimento num espaço que possa ser alugado para eventos, constitui assim uma opção viável desde que não muito distante das principais cidades e tenha condições para albergar um número elevado de pessoas. A melhor forma de promover este tipo de negócio poderá passar pelo desenvolvimento de um website com todas as informações acerca do espaço, bem como fotos.
Apesar de muitas áreas de negócio registarem um decréscimo no seu volume de faturação, durante os meses de verão, existem sectores de atividade cuja tendência é inversa. As áreas da restauração e alojamento em zonas procuradas para férias são exemplos disso. Com a deslocação de pessoas para essas zonas, verifica-se um aumento de procura nestas áreas de negócio. O alojamento local acaba assim por constituir uma fonte de rendimento alternativa para os meses de verão. Se o seu negócio regista um decréscimo neste período do ano, a exploração de um alojamento local poderá criar um fluxo de capital extra. Numa outra área de negócio sugerimos ainda, neste artigo, a exploração de um espaço para eventos. As áreas de negócio associadas à organização de eventos costumam, também, registar no verão a sua maior procura.