Hoje em dia é bastante importante que os negócios se mantenham ativos nas redes sociais. Assim, a criação de uma página nas redes sociais, costuma ser um dos passos indispensáveis de todos os novos negócios. No entanto, o arranque de uma página sem qualquer seguidor nem relevância, pode ser mais complicado do que imagina. Neste artigo iremos dar algumas dicas para conseguir os seus primeiros 1000 seguidores.
O primeiro aspeto que deve ter em atenção é o de construir a página do seu negócio no Facebook de forma bastante completa. Assim, deve utilizar o máximo de funcionalidades ao seu dispor no Facebook, para completar a página com todos os detalhes do seu negócio. Uma descrição do seu negócio, a localização, os contatos, o horário de funcionamento, algumas imagens do espaço, são algumas informações imprescindíveis. Para determinadas áreas de negócio existem ainda funcionalidades adicionais que deve aproveitar, como por exemplo a possibilidade de adicionar ementas, para estabelecimentos de restauração.
Por outro lado, deve tornar a sua página apelativa visualmente. Pode consegui-lo através de algumas imagens de boa qualidade, uma imagem de capa, e uma de perfil. É também importante dar um toque mais pessoal, incluindo imagens de pessoas da equipa, por exemplo.
O primeiro grupo de pessoas que poderá ajudá-lo a ganhar os primeiros seguidores na sua página são os amigos. Assim, deve divulgar a sua nova página junto de todos os seus amigos (dentro do Facebook poderá fazê-lo através da funcionalidade "Convidar amigo a gostar desta página"). Idealmente poderá pedir a alguns para, por sua vez, divulgarem também dentro da sua rede de amigos. Desta forma a sua página ganhará os primeiros visitantes e começará a ser construída alguma relevância através do aparecimento de likes, comentários e partilhas.
O Facebook dispõe de diversas ferramentas que podem permitir aumentar a popularidade da sua página. Essas ferramentas podem ser utilizadas sob a forma de campanhas com um determinado orçamento definido por si. Um tipo de campanha existente destina-se precisamente ao aumento do número de likes e seguidores da página. Ao desenvolver uma campanha destas o Facebook mostrará a sua página a pessoas potencialmente interessadas segundo vários critérios, alguns definidos por si. Desta forma, poderá aumentar a relevância da sua página através de um orçamento previamente definido por si. Este orçamento é inteiramente flexível e encontra-se diretamente relacionado com o número de likes previstos. Ou seja, quanto maior o orçamento, maior o número de likes previsível de obter ao longo da campanha.
Uma alternativa menos exigente a nível de tempo é a contratação de uma empresa especializada de gestão de redes sociais. A Web House presta um serviço de gestão de redes sociais, através do qual a sua página vai conquistando de forma sustentada mais interesse por parte do público. Assim, a sua popularidade vai aumentando e as suas métricas (como o número de likes e seguidores) vão também melhorando. A vantagem desta abordagem é poder contar com um parceiro com conhecimentos aprofundados e as técnicas mais eficazes para chegar a mais pessoas com um orçamento mais reduzido.