Existem várias abordagens à pratica de marketing. Uma delas é o Marketing Sensorial.
Basicamente, consiste em utilizar os cinco sentidos típicos do ser humano para alavancar as vendas, estabelecendo uma comunicação optimizada e completa, melhorando a experiência do seu consumidor.
Entenda melhor, na prática, como o marketing sensorial faz a diferença:
Como funciona?
Com certeza, aprendeu os cinco sentidos ainda no tempo da pré-escola, mas vale a pena relembrar. São eles:
Tacto
Visão
Olfato
Paladar ou gosto
Audição
A ambição de qualquer marca é produzir estímulos relacionados com os cinco sentidos e, desta forma, comunicar valores. Com o marketing sensorial, os sentidos são explorados estrategicamente pelas marcas, aumentando o potencial de todos os seus elementos (sejam nos materiais de divulgação ou nos pontos de venda).
A grande vantagem em utilizar esta estratégia é poder aumentar as vendas significativamente, porque mexe diretamente com a emoção do consumidor. Além disso, o posicionamento e a identidade da marca são reforçadas no mercado através destas práticas ao longo do tempo.
Aplicando a estratégia
Agora que já sabe como funciona o marketing sensorial, é importante conhecer algumas das estratégias que são usadas pensando em cada sentido:
Na visão
O recurso visual é o mais usado nas estratégias de Marketing. Dentro desse sentido, dois âmbitos precisam de especial cuidado:
- Identidade Visual: logotipo, símbolos e cores fazem toda a diferença no reconhecimento da marca. Lembre-se que as cores têm significado e estimulam sentimentos e reações específicas para quem as vê!
- Ambientação da loja física: o ambiente dos pontos físicos precisa de ser agradável! O cuidado deve passar desde a iluminação até à decoração e as cores que serão usadas no local. Isso faz toda a diferença sobre a impressão e o estímulo que vai causar no cliente, dependendo do seu objetivo!
Na audição
É um facto que o som faz toda a diferença no nosso humor. Porque não utilizar essa influência para o momento de compras do seu cliente? A ideia, com este sentido, é que o som auxilie na indução de certa emoção ou atitude.
Se você precisa que as pessoas sejam ágeis nas compras, por exemplo, o ideal é colocar uma música com ritmo mais acelerado. No entanto cuidado. Talvez para o seu cliente, uma música tranquila e suave seja mais que suficiente para garantir uma agradável experiência durante o processo de compra. Provavelmente gostará de passar por ela novamente.
No olfato
Os cheiros têm um poder muito grande de despertar sentimentos e até lembranças nos seus clientes.
Para auxiliar nesse processo, a dica é desenvolver uma essência ou até mesmo utilizar uma já existente, que consiga remeter o cliente para os seus produtos ou experiência de compra. É agradável utilizar aromas nas suas lojas, para garantir que cheiros exteriores à loja não perturbem ou prejudiquem o seu ambiente comercial. Invista também na climatização do local.
No tacto
Muitas pesquisas mostram que quando tocamos no objeto que desejamos, a possibilidade de comprar é bem maior. Por isso, a estratégia para este sentido está ligada à experiência que o consumidor terá na loja física.
Para começar, a climatização deixa o cliente mais confortável. Trate de selecionar as melhores texturas de alguns objetos como poltronas, cortinas do provador, balcões e até o piso! Por último, é claro, lembre-se de deixar o produto com fácil acesso para que os clientes lhe possam tocar.
No paladar
Este é o sentido mais específico. Nem todas as marcas poderão usá-lo. Mas, se você trabalha com alimentação, ele deve ser muito explorado.
A dica é ter sempre em prova algum alimento para os clientes, pois isso dá mais credibilidade para a realização da compra.
Mas, mesmo que a sua empresa não seja do ramo alimentar, vale a pena disponibilizar algum tipo de lanche para os clientes. Isso deixa-os mais confortáveis no ambiente e pode dar bons resultados!
O Marketing Sensorial é uma poderosa estratégia que utiliza os cinco sentidos humanos para melhorar a experiência do consumidor e impulsionar as vendas. Agora que você já entende como funciona, é hora de aplicar essas estratégias na prática!
Seja qual for o seu ramo de atuação, a nossa equipa está pronta para o ajudar a implementar estratégias eficazes de marketing sensorial. Afinal, oferecer uma experiência única aos seus clientes pode fazer toda a diferença!
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