O Facebook é hoje uma rede social global. Visitado diariamente por milhões de pessoas de todo o Mundo, esta rede social pode ser um excelente parceiro na hora de promover o seu negócio. Neste artigo explicamos como.
A importância de a sua empresa estar no Facebook é, hoje, inquestionável. No entanto existem mais beneficios além dessa simples presença. Uma das grandes vantagens da publicidade no Facebook consiste na possibilidade de segmentar a sua audiência. Isto significa que pode escolher o perfil de pessoas a quem gostaria de mostrar a sua publicidade. Estão disponíveis centenas de critérios, tais como a idade, o local onde vive, as habilitações literárias e os interesses da pessoa. Por exemplo, poderá escolher mostrar o seu anúncio apenas a pessoas entre os 30 e os 40 anos, do sexo masculino, com curso superior e que tenham interesse por desportos motorizados. Ao combinar vários critérios consegue filtrar de forma muito precisa o público ao qual deseja chegar.
Na verdade, não existe nenhum preço fixo pré-estabelecido para fazer publicidade no Facebook. Este é inteiramente flexível e proporcional ao número de pessoas que pretende atingir. Assim, pode ajustar o valor que pretende gastar sabendo que este terá impacto direto no número de utilizadores do Facebook que verão o seu anúncio. Este valor costuma ser estipulado por dia. Ou seja, poderá escolher, por exemplo, despender 5€ por dia, durante 7 dias. Assim, o valor total da sua campanha será de 35€ e a sua publicidade atingirá um determinado número de utilizadores. Esta previsão do número de utilizadores será mostrado no momento de ativação da sua campanha, para que possa ter uma noção do que permite o valor que está disposto a investir.
A publicidade no Facebook pode assumir diversos formatos que são adequados a diferentes objetivos.
Um objetivo potencial pode ser a promoção de um determinado produto específico. Por exemplo, supondo que tem uma loja online que vende equipamentos de tecnologia poderá querer desenvolver uma promoção num desses equipamentos específicos. Assim, poderá construir um post com algumas imagens do produto, descrição e principais características do mesmo e uma ligação para os interessados poderem fazer a sua aquisição.
Outro interesse possível de uma promoção no Facebook poderá ser dar a conhecer a sua empresa, e aquilo que faz, a um grupo de utilizadores que potencialmente possam ter interesse. Neste caso fará sentido escrever um post com uma apresentação sucinta e algumas fotos.
Estes dois exemplos são apenas dois casos do largo leque de possibilidades de publicidade que existe no Facebook. Um cuidado transversal que deve ter, para que a sua campanha tenha sucesso, é o de incluir pouco texto no seu post. Está devidamente estudado pelos profissionais do marketing, que a quantidade de texto num post de uma rede social é inversamente proporcional ao número de utilizadores que reage ao mesmo. Ou seja, quando menos palavras puder utilizar, melhor!
A ferramenta de publicidade no Facebook poderá ser um importante aliado do seu negócio. A possibilidade de especificar o público a que se destina, bem como o caráter flexível dos custos envolvidos, são duas grandes vantagens. Deverá sempre ter em atenção que deve incluir o menor texto possível em cada publicidade, pois aumenta as possibilidades de os utilizadores interagirem com a sua publicação.