As vendas online são importantes?
Os últimos três meses do ano estão repletos de grandes datas comemorativas que movem o retalho. Ainda antes da pandemia, já havia uma tendência crescente nas compras online, contribuindo para a importância de uma plataforma bem estruturada para lidar com o grande volume de pesquisas no site e o intenso fluxo de vendas, sem perder oportunidades de mercado e reduzir a qualidade dos produtos, serviços ou tempo de entrega.
1. A importância dos dados para as vendas online
Para alavancar a sua estratégia de comunicação online, tente compreender e perguntar, se o seu cliente ou lead permite, todas as suas prioridades e interesses. Compreenda o seu público e descubra a maneira mais personalizada de se aproximar e relacionar-se com eles.
Para o Natal, crie promoções irresistíveis com base no que sabe e ofereça uma experiência encantadora.
Lembre-se de estar sempre atento à legislação em vigor sobre a proteção de dados para respeitar todos os direitos do cliente ou potenciais clientes.
2. Explore os canais onde está o seu cliente online
O processo que leva o cliente a comprar online passa por várias etapas. Por exemplo, o cliente pode aprender sobre o seu produto através das redes sociais, mas fazer a compra depois de receber um e-mail de marketing com um desconto especial ou mais informações sobre o produto, levando-o a comprar.
Pensar em abordagens e conteúdos para cada um dos canais (redes sociais, email marketing, SMS, notificações push e muito mais) pode ser demasiado cansativo. Se tiver dificuldade em gerir as diferentes redes sociais, na Webhouse existe um serviço de Gestão de Redes Sociais onde pode criar estratégias de acordo com o seu objetivo.
3.Remarketing para vendas online
O remarketing é o processo de marketing online para pessoas que já demonstraram interesse no seu produto ou serviço. O objetivo final é trazer a pessoa de volta à sua loja online e levá-lo a concluir a compra.
O desafio desta estratégia é compreender que o cliente pode estar em diferentes fases do processo de compra, tais como conhecimento, consideração, decisão ou fidelização.
A chave para o sucesso são, por exemplo, campanhas específicas para quem descarregou ou visitou determinados conteúdos que ofereceu, que visitou determinadas páginas no seu website ou que abandonou o carrinho de compras.
4. Campanhas de fidelização para vendas online
O Natal é uma boa oportunidade para fortalecer a relação, a parceria ao longo do ano e enviar promoções exclusivas aos seus clientes. Reter clientes é uma estratégia importante para o sucesso do negócio, pois custa muito mais adquirir um novo cliente do que manter um antigo.
O serviço pós-venda também é importante, para que o cliente se mantenha em contacto com a sua marca, aumentando a possibilidade de fazer novos negócios e criando lealdade para se tornar embaixador voluntário dos seus produtos e serviços.
5. Automação para vendas online
Com um website bem estruturado, apostar na automação poupa energia e recursos. Existem vários processos que podem ser automatizados, aumentando a produtividade e eficiência da sua loja online, tais como captura de leads, remarketing, conversão e fidelização.
Através do fluxo de automatização, é possível monitorizar o desempenho dos envios, quantas aberturas as campanhas tiveram, se os seus clientes abandonaram os seus carrinhos, recuperar clientes inativos ou outras situações relevantes para o seu negócio e cliente.