As vendas online são importantes?
Os últimos três meses do ano estão repletos de grandes datas comemorativas que movem o retalho. Ainda antes da pandemia, já havia uma tendência crescente nas compras online, contribuindo para a importância de uma plataforma bem estruturada para lidar com o grande volume de pesquisas no site e o intenso fluxo de vendas, sem perder oportunidades de mercado e reduzir a qualidade dos produtos, serviços ou tempo de entrega.
1. A importância dos dados para as vendas online
Para alavancar a sua estratégia de comunicação online, tente compreender e perguntar, se o seu cliente ou lead permite, todas as suas prioridades e interesses. Compreenda o seu público e descubra a maneira mais personalizada de se aproximar e relacionar-se com eles.
Para o Natal, crie promoções irresistíveis com base no que sabe e ofereça uma experiência encantadora.
Lembre-se de estar sempre atento à legislação em vigor sobre a proteção de dados para respeitar todos os direitos do cliente ou potenciais clientes.
2. Explore os canais onde está o seu cliente online
O processo que leva o cliente a comprar online passa por várias etapas, por exemplo, o cliente pode aprender sobre o seu produto através das redes sociais, mas fazer a compra depois de receber um e-mail de marketing com um desconto especial ou mais informações sobre o produto, levando-o a comprar.
Pensar em abordagens e conteúdos para cada um dos canais (redes sociais, email marketing, SMS, notificações push e muito mais) pode ser cansativo e cansativo. Se tiver dificuldade em gerir as diferentes redes sociais, na Webhouse existe um serviço de Gestão de Redes Sociais onde pode criar estratégias de acordo com o seu objetivo.
3.Remarketing para vendas online
O remarketing é o processo de marketing online para pessoas que já demonstraram interesse no seu produto ou serviço. O objetivo final é trazer a pessoa de volta à sua loja online e fazê-lo concluir a compra.
O desafio desta estratégia é compreender que o cliente pode estar em diferentes fases do processo de compra, tais como conhecimento, consideração, decisão ou fidelização.
A chave para o sucesso são, por exemplo, campanhas específicas para quem descarregou ou visitou determinados conteúdos que ofereceu, que visitou determinadas páginas no seu website ou que abandonou o carrinho de compras.
4. Campanhas de fidelização para vendas online
O Natal é uma boa oportunidade para fortalecer a relação, a parceria ao longo do ano e enviar promoções exclusivas aos seus clientes. Reter clientes é uma estratégia importante para o sucesso do negócio, pois custa muito mais adquirir um novo cliente do que manter um antigo.
O serviço pós-venda também é importante, para que o cliente se mantenha em contacto com a sua marca, aumentando a possibilidade de fazer novos negócios e criando lealdade para se tornar embaixador voluntário dos seus produtos e serviços.
5. Automação para vendas online
Com um website bem estruturado, apostar na automação poupa energia e recursos. Existem vários processos que podem ser automatizados, aumentando a produtividade e eficiência da sua loja online, tais como captura de lead, remarketing, conversão e fidelização.
Através do fluxo de automatização, é possível monitorizar o desempenho dos envios, quantas aberturas as campanhas tiveram, se os seus clientes abandonaram os seus carrinhos, recuperar clientes inativos ou outras situações relevantes para o seu negócio e cliente.