Na última terça-feira (18), o Google realizou o evento Google I/O 2021, onde anunciou novidades da empresa para os próximos meses. Entre elas, o Google MUM (Multitask Unified Model). Uma versão evoluída do buscador tradicional. Através da Inteligência Artificial, fornece respostas mais elaboradas para questões que seriam pesquisadas em várias etapas.
O buscador é treinado em 75 idiomas e promete responder da maneira que “um especialista faria”. As buscas e fontes não precisam ser no mesmo idioma. Por exemplo, um usuário falante do inglês pode receber como resultado uma página traduzida para o seu idioma, mas que originalmente era em japonês.
Na prática
Para exemplificar o uso do recurso, o Google simulou o questionamento de um aventureiro que escalou o Monte Adams e agora pretende subir o Monte Fuji.
“Visto que o MUM pode trazer à tona insights com base em seu profundo conhecimento do mundo, ele poderia destacar que, embora as duas montanhas tenham aproximadamente a mesma elevação, o outono é a estação das chuvas no Monte Fuji, então você pode precisar de uma jaqueta impermeável. O MUM também pode trazer à tona subtópicos úteis para uma exploração mais profunda - como os equipamentos mais cotados ou os melhores exercícios de treinamento”, explicou a companhia em um texto divulgado em seu site oficial.
Funcionalidades
As pesquisas não precisam mais serem feitas em texto. É possível tirar uma foto de algo e perguntar informações sobre aquilo para a inteligência artificial. E no futuro, será habilitado para compreender áudio e vídeo.
Para quem se interessa por tecnologias, este é um grande marco na evolução. Porém, o Google disse que continuará a desenvolver a inovação e que por enquanto ela não deve estar disponível para o público. Para nós, resta aguardar a novidade entrar em prática.