Estamos em Agosto, um mês habitualmente utilizador por muitas pessoas para passar férias. Neste período do ano muitos portugueses ausentam-se assim da sua residência habitual. Também nesta época do ano os assaltos a casas costumam aumentar tirando partido da ausência dos proprietários. Neste artigo analisaremos uma solução tecnológica que lhe permite controlar à distância o seu imóvel.
Existem hoje no mercado câmaras IP que se ligam à Internet e permitem que possa ver, em tempo real, o que se passa em sua casa. Estas camaras costumam funcionar em conjunto com uma aplicação para smartphone. Através da aplicação pode ligar-se à camara, a qualquer momento, e ver as suas imagens.
Além de poder ver em tempo real as imagens, muitas destas câmaras têm ainda a funcionalidade de alerta de movimento. Isto significa que quando é detetado movimento na câmara, esta envia um aviso para o utilizador. Este aviso pode ser via e-mail, SMS ou via aplicação móvel. Desta forma não necessita de estar constantemente a verificar se está tudo bem, uma vez que, caso haja alguma anormalidade, nomeadamente algum movimento em sua casa, será alertado. Ao ser detetado movimento, a câmara em si começa a gravar as imagens. Esta gravação pode ocorrer para um cartão de memória inserido na câmara localmente ou para a cloud. A segunda solução adiciona uma segurança adicional pois evita que o possível intruso possa destruir ou furtar asa imagens gravadas localmente.
Além das funcionalidades descritas anteriormente, alguns modelos de uma gama superior disponibilizam ainda outras funções úteis. Um exemplo disso é a visão noturna. Através de leds infravermelhos, as câmaras que dispõem desta função, conseguem reproduzir uma imagem bastante razoável em completa escuridão. Isto permite que, não só de dia, mas também durante a noite consiga ver o que se passa em sua casa, bem como detetar com mais precisão movimento.
Outro exemplo de funcionalidade adicional que algumas câmaras têm é a gravação e deteção de som. Assim, além da deteção de movimento, o som do vidro de uma janela a partir, por exemplo, lançará de imediato um alerta.
O custo de uma câmara de vigilância com as funcionalidades acima referidas pode variar com algumas especificações técnicas. Por exemplo a definição da câmara e a existência de funcionalidades adicionais podem diferenciar o preço das câmaras. No entanto podemos falar de um intervalo médio de 50€ a 200€. Na parte inferior do intervalo situam-se as câmaras apenas com funcionalidades mais básicas e uma definição mais baixa. No espetro superior desta média, estarão as câmaras de marcas de referência com características técnicas superiores como uma melhor definição e funcionalidades adicionais como visão noturna.
Se vai de férias para fora saiba que existem no mercado, a um preço acessível, câmaras de vigilância que, em conjunto com uma aplicação de smartphone, permitem-lhe manter a sua casa debaixo de olho. Estes dispositivos dispõem ainda de alerta de movimento, caso seja detetado movimento no seu campo de visão.