Hoje é uma realidade que grande parte dos utilizadores acede à Internet através de dispositivos móveis, tais como smartphones ou tablets. Assim, se antes as empresas desenvolviam o seu website assumindo que este iria ser acedido através de um computador, hoje a realidade está a mudar. Na verdade, muitos websites são hoje acedidos maioritariamente por dispositivos móveis. Desta forma torna-se imperativo para as empresas otimizarem a forma como expõem os seus serviços online. Existem duas opções principais que iremos abordar neste artigo: Aplicações mobile e websites responsivos.
Uma aplicação para smartphone permite que o utilizador possa instalar no seu equipamento a sua aplicação e esta ficar nativa no seu sistema. Assim, sempre que desejar visualizar algum tipo de informação do seu negócio, não necessitará de abrir o browser e digitar o seu endereço. Uma vantagem desta abordagem é que, pelo menos psicologicamente, permanece mais perto dos seus clientes. Ao estar instalada nos smartphones é como se a sua marca estivesse permanentemente presente no bolso dos seus clientes. Por outro lado, no desenvolvimento da aplicação podem-se incluir funcionalidades úteis para os clientes que façam uso das tecnologias presentes no smartphone. Por exemplo, a aplicação pode permitir abrir uma conta de utilizador, no qual pode juntar uma fotografia sua, tirada diretamente através da câmara smartphone. No entanto estas aplicações têm a desvantagem de poderem necessitar de desenvolvimento separado consoante o sistema operativo móvel que se destinam.
Um website responsivo consiste num website desenvolvido através de tecnologias que permitam que este de adapta corretamente a vários tamanhos de ecrã. Os websites mais antigos não tinham essa funcionalidade o que fazia com que o seu conteúdo pudesse aparecer desformatado ou muito pequeno em ecrãs de dimensão menor. Ao desenvolver um website responsivo tem a garantia que este se adaptará corretamente a ecrãs de variados tamanhos. Assim, o seu website será visto da melhor forma possível, tendo em conta o tamanho do ecrã do dispositivo que o utilizador está a utilizar para aceder ao website.
Normalmente esta solução possui uma vantagem em relação ás aplicações mobile que tem a ver com os custos e tempo de produção envolvido. Desenvolver um website responsivo tendencialmente tem um custo inferior ao desenvolvimento de uma aplicação mobile de raiz. O tempo de execução do projeto também costuma ser inferior no caso do desenvolvimento de um website.
O acesso a websites através de dispositivos móveis como sendo smartphones e tablets é hoje uma realidade incontornável. Assim, as empresas devem procurar otimizar o seu website para mobile para que estes possam ser corretamente apresentados nestes dispositivos. Uma alternativa aos websites responsivos consiste no desenvolvimento de uma aplicação mobile própria. A vantagem desta é que poderá tirar partido de outras funcionalidades nativas do dispositivo do cliente. Por outro lado, muitas vezes esta opção tem custos acrescidos quando comparada com o desenvolvimento de um website responsivo.