O Instagram é sem dúvida das redes sociais mais poderosas e mais utilizadas atualmente. Raras são as pessoas, empresas e marcas que não utilizam o Instagram e que não passam uns minutos (se não horas) do seu dia, ligados. Atualmente, as empresas se querem estar presentes no mundo digital e ser visíveis, devem utilizar todas as ferramentas possíveis nesse sentido e cada visualização ou clique, pode tornar-se num potencial cliente.
Sendo assim, continue a ler para perceber algumas dicas que podem transformar o Instagram da sua empresa mais atraente e assim obter mais clientes para o seu negócio:
Colocar imagens atraentes e apelativas, bem como fotografias direcionadas para o negócio e para os interesses do cliente, é o principal truque que faz os utilizadores visitarem a sua página. A qualidade da imagem também é importante, pelo que tenha o máximo cuidado com as características da foto e a definição. Se a imagem for atrativa, o cliente vai sentir vontade de explorar o resto do perfil e ver mais imagens. Por outro lado, uma imagem desfocada, pode ser a diferença para não captar qualquer tipo de interesse.
Os utilizadores necessitam de estímulos e, como tal, é importante o perfil ser "alimentado" periodicamente/constantemente. Um perfil sem imagens recentes e sem posts, acaba por ser um perfil esquecido e pouco atraente aos olhos dos clientes. Poderá ser útil, perceber em que altura do dia obtém mais "gostos" ou mais visualizações e, a partir daí, começar a publicar fotos nesse período. Nas redes sociais é de extrema importância conhecer bem o seu público e os seus hábitos, para que possa ir ao encontro deles.
Futuros clientes que naveguem no Instagram com o objetivo de encontrar um produto ou uma marca, normalmente utilizam hashtags relacionadas com a pesquisa para chegarem aos resultados que procuram. Pense que ao colocar hashtags direcionados à sua marca/negócio/produto, abre completamente a porta a novas visualizações e desperta a curiosidade dos utilizadores.
Utilizadores curiosos normalmente geram cliques que normalmente geram gostos e seguidores. Publicações “engraçadas” e apelativas visualmente é uma estratégia para captar gostos. Publicações de artigos/produtos também são uma forma de captar a atenção dos utilizadores. Recentemente surgiu a funcionalidade de fazer vídeos em direto e os chamados Stories que podem ser utilizados para divulgar produtos/promoções e, dependendo do objetivo da empresa, poderá ser a forma mais eficaz de chegar aos utilizadores.
Outro aspeto muito importante, na gestão de redes sociais, é a interação com os utilizadores. Uma marca presente e próxima das pessoas, é uma marca vencedora e que cria confiança e valoriza os clientes. Responder a comentários e aos gostos poderá ser uma boa opção, seguir os seguidores também. Comentar páginas de outras empresas e dos seguidores cria também empatia e torna a marca visível. Mesmo responder amigavelmente a uma reclamação ou critica pode ser uma forma de transmitir a transparência da marca.