A sigla CMS aparece frequentemente associado aos processos de criação de websites. Assim, se teve algum contacto com essa área recentemente provavelmente já ouvi referencia a este conceito. Neste artigo explicaremos o seu significado, bem como, daremos alguns exemplos práticos.
Content Management System significa em português "sistema de gestão de conteúdos". Este sistema encontra-se associado a websites, pelo que, consiste num sistema para criar e organizar o conteúdo de um website. Este tem como objetivo facilitar o processo de organização de todo o conteúdo de uma página, tais como imagens, texto, vídeos, entre outros. Permite ainda que estas operações possam ser feitas recorrendo a pouca ou nenhuma programação. Desta forma, principalmente o processo de manutenção de um website, fica mais acessível. As empresas podem assim internamente garantir a atualização do seu website, através da inserção de novo conteúdo, bem como, a atualização de conteúdo existente.
Uma outra vantagem destes sistemas consiste na sua extrema flexibilidade que permite que seja desenvolvido, praticamente, qualquer tipo de website. Desde um website institucional, um portfólio online ou uma loja online, estas plataformas permitem o desenvolvimento de um amplo conjunto de tipos de website.
Devido ás inúmeras vantagens acima enumeradas, não é de estranhar que estes sistemas de gestão de conteúdos sejam, cada vez mais, populares globalmente. Desde pequenas a grandes empresas, muitas optam pela utilização destes sistemas para desenvolver e manter o seu website ao longo do tempo.
O Wordpress é um dos sistemas de gestão de conteúdo mais utilizados mundialmente. Por isso mesmo existe uma vasta comunidade global disposta a esclarecer dúvidas e existe muito material de ajuda ao processo de desenvolvimento de um website.
Esta plataforma permite ainda a utilização de templates que consistem em websites "pré desenvolvidos" a partir dos quais, pode basear o seu website. Assim não é necessário iniciar o processo a partir do 0, podendo assim partir de uma base que goste. A partir desta base poderá, posteriormente, fazer as alterações e ajustes necessários.
Além de templates, o Wordpress permite a instalação de novas funcionalidades, através de plugins. Estas possibilitam que o seu website possa ter uma vasta gama de funcionalidades adicionais, tais como um calendário de marcações, tradução em várias línguas, sistemas de pagamento online, entre muitos outros.
Além do Wordpress existem ainda outros sistemas que permitem a gestão de conteúdo de websites. Exemplo disso são o Joomla e o Drupal. Apesar do objetivo de ambos ser o mesmo do Wordpress muitos utilizadores costumam referir que estes não são tão adequados para iniciantes no desenvolvimento de websites. Principalmente o Drupal exige outro tipo de conhecimento de programação, que impossibilita que pessoas não especializadas possam com sucesso desenvolver um website de raiz utilizando este CMS.
Os Content Management System permite gerir o conteúdo de uma página web de forma facilitada. As suas inúmeras vantagens, aliadas ao facto de, frequentemente, estas plataformas serem de utilização gratuita, permite que se tenham popularizado ao longo dos anos. Um dos CMS mais conhecidos é o Wordpress que é o mais adequado para iniciantes. Outros exemplos de CMS também bastante utilizados são o Joomla e Drupal.