Se acabou de criar o seu negócio e pretende começar a construir a sua presença online, provavelmente esta será uma questão que irá colocar. Neste artigo explicamos quais as diferenças e qual a melhor escolha.
Um domínio consiste num nome através do qual se pode aceder a um website. Todos os websites estão alojados em servidores que são identificados através de um determinado endereço IP. Este endereço pode ser encarado como uma morada do servidor, sendo este que o diferencia dos restantes servidores. Este endereço é representado apenas por números. Por exemplo o website do Sapo tem o endereço 213.13.146.142. É este endereço que permite que se possa aceder ao conteúdo da página web. No entanto, este formato de endereço não é de fácil memorização e seria bastante complicado aceder aos websites apenas através destes. Assim, foram criados os nomes de domínio. Estes são um nome mais "simpático" para um determinado site poder ser mais facilmente identificado. Desta forma, podemos escrever na barra de endereço do browser apenas "sapo.pt" em vez de 213.13.146.142.
Associado a cada domínio existe sempre uma extensão que, muitas vezes, está associada a um determinado país. Por exemplo "pt" (Portugal), "es" (Espanha), "co.uk" (Reino Unido) e "de" (Alemanha). Existem ainda extensões mais genéricas, por exemplo o "com" ou "net" que, sendo extensões muito utilizadas em páginas web, não têm nenhum país específico associado. A escolha da extensão a utilizar no seu negócio pode influenciar a sua imagem, bem como, a forma com o website é processado pelos motores de busca.
Para poder fazer uma escolha mais adequada acerca da extensão a utilizar no seu domínio, deverá, em primeiro lugar pensar em qual será o público alvo do seu website. Se planeia vender um produto ou serviço exclusivamente para o mercado nacional, pode fazer sentido registar um domínio ".pt". Desta forma estará a transmitir a imagem que o seu negócio é português e se destina a portugueses. Também os motores de busca terão atenção a isso, no momento de ordenar resultados de pesquisa.
Por outro lado, se deseja apelar a publico de um outro pais específico deverá ponderar a utilização de domínio respetivo. Por exemplo, se quer vender os seus produtos com especial destaque no mercado espanhol, poderá optar pelo registo de um domínio ".es". Alternativamente se não desejar focar-se num pais específico, mas no mercado internacional, poderá optar pela utilização de um domínio ".com".
A maior parte das vezes a escolha acerca da extensão de domínio a utilizar prende-se com fatores geográficos. Se o seu negócio é maioritariamente virado para o mercado nacional, o mais adequado será utilizar um domínio com terminação ".pt". Por outro lado, se pretende conferir ao seu negócio uma vertente internacional, deixando a expansão fora de Portugal em aberto, poderá optar por uma extensão mais genérica, como é com ".com".
Além da imagem que transmite para um utilizador, a forma com o seu website aparece nos motores de busca pode ser influenciado pela terminação do seu domínio. Por exemplo, para uma pesquisa em Portugal, os domínios ".pt" serão privilegiados pelos motores de busca. Por oposição, numa pesquisa feita em Espanha, os domínios com terminação ".pt" terão, tendencialmente, menos prioridade que os domínios ."es".