Com a era digital cada vez mais presente no nosso dia-a-dia, até as reclamações começar a deixar o papel para poderem ser efetuadas inteiramente online. Os consumidores estão cada vez mais informados dos seus direitos e de como usufruir dos mesmos, pelo que a facilidade de reclamar online tornou este ato ainda mais acessível.
Para que possamos reclamar existem plataformas online que, para além de permitirem apresentar a nossa reclamação, permitem ainda partilhar experiências (tanto negativas como positivas), seguir marcas e reclamações de outros consumidores, perceber quais são as marcas que apresentam melhores índices de satisfação, entre outros.
Em Portugal as duas plataformas de maior dimensão são: o Portal da Queixa e o Livro de Reclamações. O funcionamento é semelhante em ambas. Basicamente o consumidor, após registo na plataforma, apresenta a reclamação explicando a mesma e a que local ou serviço está associada. Posteriormente, consoante a plataforma, num prazo de alguns dias úteis, deverá receber uma resposta por parte da marca/empresa alvo da queixa. Caso a resposta vá ao encontro da expetativa do consumidor, a mesma é considerada resolvida e contribui para a taxa de sucesso da resolução de reclamações dessa marca/empresa. Enquanto o consumidor aguarda a resposta, existe uma indicação nesse sentido, ou seja, qualquer consumidor consegue saber em tempo real o estado de resolução da reclamação.
Mesmo que o consumidor não deseje fazer nenhuma reclamação no momento, estas plataformas têm um forte caráter informativo uma vez que é possível obter dados como o número de reclamações que uma marca tem atualmente e a avaliação dada pelos consumidores acerca da satisfação da resolução de reclamações. Por exemplo, a percentagem de consumidores que voltaria a fazer negócio com a empresa, mesmo após existir uma reclamação ou a relação de reclamações Vs. Respostas, podem constituir importantes métricas para futuros clientes da empresa. Com base neste tipo de informações, os consumidores ficam com uma boa base que os pode ajudar, no futuro, a decidir em que estabelecimento adquirir determinado produto ou que marca é mais fiável.
As principais vantagens são a habitual rapidez e a intenção de resolução das reclamações por parte das marcas devido ao seu caracter público. A sua imagem pública na Internet pode ser comprometida, pelo que, existe um esforço extra por parte das marcas para uma resolução amigável. A maior parte das vezes, as empresas têm todo o interesse em resolver as reclamações de uma forma célere e “positiva” para que não fiquem mal vistas perante os restantes consumidores. Outra vantagem acaba por ser o conforto que o mundo online permite aos consumidores visto que não é necessário deslocar-se ao estabelecimento comercial.
A próxima vez que, como consumidor, não ficar satisfeito com uma compra poderá ponderar reclamar online. Desta forma conseguirá alguma exposição pública que, muitas vezes, pressiona as empresas a resolverem de forma amigável as situações de insatisfação por parte de clientes.