Com a chegada do verão e dos dias mais longos, são cada vez mais as pessoas que começam a correr na rua. Quem é que no caminho para o trabalho nunca viu uma pessoa a correr na rua? Pois bem, para quem corre existe um fiel amigo que poderá ajudar muito na monitorização do treino. Os relógios com GPS ou relógios de corrida vieram para ficar e prometem ajudar na evolução dos atletas.
Estes relógios para além do relógio tradicional apresentam a principal funcionalidade de ter uma antena GPS incorporada e medem passos, monitorizam o sono, medem batimentos cardíacos (diretamente no pulso através de sensor ou através de uma banda cardio), cadência de passada e, naturalmente, a distância percorrida. Ficou confuso? Nós explicamos. Estes relógios basicamente fazem uma monitorização geral da nossa atividade diária através da antena GPS e do acelerómetro que também têm incorporado. O sono por exemplo é monitorizado através dos nossos movimentos enquanto dormimos, podendo ser analisado em termos de “qualidade” consoante seja sono profundo ou leve. Os batimentos cardíacos são medidos através dos sensores cardio e são muito importantes para durante o treino por exemplo sabermos em que zona da frequência cardíaca estamos e não corrermos o risco de ultrapassar o nosso limite. A distância percorrida, medida através da antena GPS, não necessita de explicações e é das características mais importantes para quem corre ao ar livre. Basicamente estes relógios permitem monitorizar o nosso dia-a-dia e, caso existam apps da marca, podemos sincronizar com o telemóvel e registar o histórico diário. Mesmo as aplicações móveis não desenvolvidas pela marca podem ser compatíveis com determinados relógios.
A principal vantagem é mesmo a possibilidade do controlo do treino e da nossa atividade diária. Criar registos, sincronizar com a app e acompanhar o seu progresso ao longo do tempo, pode ser um excelente factor motivacional. A outra principal vantagem, se não a mais importante, é que o liberta do telemóvel, caso queira registar seu treino. Neste caso não necessita treinar "agarrado" ao mesmo pois o relógio faz tudo. Correr e olhar para o telemóvel que vai pendurado no braço ou até numa bolsa à cintura ou correr e olhar para o pulso é bastante diferente. Outra vantagem, para quem gosta de desportos aquáticos, é que a maioria destes relógios é à prova de água (p.e. 50m).
Em relação às desvantagens e, embora cada vez mais as marcas apostem em modelos novos e diferentes, para quem a estética é importante, normalmente este tipo de relógios são grandes e, no caso das mulheres, pouco femininos. Outra desvantagem está relacionada com a autonomia dos mesmos, pois hoje em dia estes relógios têm tantas características que acabam por ser mais um gadget que tem que ser carregado diariamente no pior dos casos ou mensalmente caso a utilização não seja intensiva. Para o caso dos relógios com sensor de ritmo cardíaco no pulso, há quem defenda que o mesmo não é eficaz devido à transpiração da pele nesta zona.
Em jeito de conclusão, caso seja do tipo de pessoa que gosta ou precisa de controlar o treino, este tipo de relógios é um bom investimento e vale bastante a pena para ajudar a tornar o treino cada vez melhor.