De certeza já recebeu SMS promocionais de lojas/negócios que têm o seu contato. Já pensou usar esta estratégia para comunicar com os seus clientes? Neste artigo analisaremos as vantagens desta estratégia de marketing, bem como, a melhor forma de a colocar em prática para o seu negócio.
O SMS é uma das formas de comunicação mais utilizadas atualmente. O SMS marketing consiste em utilizar esta forma de comunicação como forma de interagir com os clientes. Quer seja para dar a conhecer promoções, ou simplesmente anunciar o lançamento de um novo produto, o SMS é o canal de eleição de muitas marcas atualmente. Apesar de, muitas vezes, ser um canal de comunicação unidirecional (ou seja, habitualmente não é possível os clientes responderem ao SMS) este acaba por ser bastante eficaz.
Estatísticas recentes demonstram que 5 biliões de pessoas no planeta têm capacidade de receber e enviar SMS. 89% das pessoas têm sempre o seu telemóvel facilmente acessível. 96% dos profissionais do marketing consideram os SMS promocionais como altamente eficazes. Estas são algumas das estatísticas que ajudam a suportam a eficácia das campanhas publicitarias por SMS. A taxa de leitura do texto de uma SMS é muito superior ao de outros meios de publicidade tradicional.
As campanhas de SMS marketing podem ser particularmente úteis para anunciar promoções.
Com a recente aprovação do novo regulamento da proteção de dados existem alguns cuidados que deve ter no tratamento dos dados de contato dos seus clientes (necessários para poder enviar SMS). Em primeiro lugar deve possuir o seu completo consentimento para receber SMS promocionais do seu negócio. Em segundo lugar deverá ser disponibilizada uma forma fácil de poder cancelar o recebimento dessas SMS em tempo útil. Por último deverá ser-lhe dada a possibilidade de, a qualquer momento, poder aceder e alterar os seus dados.
Se deseja começar a utilizar o SMS marketing como forma de comunicação no seu negócio deverá procurar uma empresa que providencie esse serviço. A Web House é um exemplo de empresa com experiência no SMS marketing. Poderá requisitar uma proposta sem compromisso sabendo que, normalmente, o custo do serviço varia de acordo com o número e frequência de SMS que pretende enviar. A quantidade de texto de cada mensagem poderá também fazer variar o preço. No entanto, regra geral, não apenas por questões de custo, mas também porque os utilizadores têm mais probabilidade de ler mensagens de tamanho menor, deverá tentar que o texto da sua mensagem seja reduzido.
Se não sabe o que é o SMS Marketing poderá estar a perder os benefícios de um canal de comunicação extremamente eficaz para com os seus clientes. Com taxas de leitura muito elevadas, este meio pode ser a melhor forma de divulgar a sua mais recente promoção aos seus clientes. O custo envolvido depende diretamente do número de mensagens que deseja enviar sendo que, quanto maior, mais dispendioso será, mas mais pessoas poderão ler a mesma.