Esta questão é frequentemente colocada tanto por profissionais liberais como por empresas e manifesta preocupação com um ponto importante. O portfólio é, muitas vezes, um ponto de entrada de novos clientes. Principalmente em certas profissões, mostrar trabalhos recentes pode ser a melhor forma de captar novos clientes. Neste artigo iremos dar algumas ideias de como pode publicar o seu portfólio na Internet de uma forma gratuita e simples ou mais profissional.
Ao escolher o que mostrar a potenciais novos clientes, deverá selecionar os projetos de maior dimensão ou que, por um motivo ou outro, constituíram um desafio diferenciador. Também projetos, ainda que mais pequenos, mas realizados para marcas conhecidas deverão ser referidos. Lembre-se que o objetivo da sua montra de projetos é transmitir profissionalismo, prestígio e capacidade de abraçar projetos com características diversas.
Para um portfólio mais completo poderá fazer uma descrição detalhada de cada projeto, referindo a sua duração, material/tecnologias envolvidas, número de recursos humanos dedicados e uma descrição do trabalho concreto realizado.
Uma das formas mais utilizadas para poder divulgar os seus projetos mais recentes é através das redes sociais. No seu perfil de empresa poderá colocar posts mais ou menos detalhados acerca de um determinado projeto. Poderá incluir fotos e descrição do trabalho desenvolvido. Não só o Facebook e Instagram são normalmente usados com este objetivo, mas também outras redes sociais como o Pinterest. Esta última muito utilizada para trabalhos artísticos e criativos, como pintores, designers, entre outros.
A grande vantagem destas formas de divulgação é o facto de serem inteiramente gratuitas. No entanto, acaba por ser mais difícil alcançar algum destaque desta forma. Devido à muita concorrência, pode não ser fácil chegar a mais clientes desta forma. Nesse sentido, expor o seu portfólio de uma forma mais profissional e personalizada, pode ser uma boa alternativa. Mais detalhes do próximo capítulo.
Se pretende uma solução para poder divulgar o seu portfólio de uma forma mais profissional deverá desenvolver uma página web personalizada onde poderá mostrar todos os seus projetos. Para isso poderá procurar uma empresa que ofereça o serviço de catálogos online como a Web House. Desta forma terá um website desenvolvido exclusivamente para si, com um design personalizado e onde poderá adicionar os seus trabalhos mais recentes. Tem ainda a vantagem de poder adaptar o mesmo ás suas necessidades, situação que não acontece nas soluções gratuitas exemplificadas no paragrafo anterior. Este tipo de solução acaba por transmitir maior profissionalismo e credibilidade.
Divulgar o seu portfólio de forma eficaz poderá ser o primeiro passo para conseguir novos clientes. Muitas vezes, o facto de verem projetos anteriormente realizados transmite maior credibilidade ao cliente que assim pode decidir avançar com a sua empresa. No seu portfólio deverá tentar mostrar os projetos maiores que realizou, bem como, projetos para empresas de referência. Desta forma poderá conquistar a confiança do novo cliente e conseguir novos projetos. Para fazer a sua divulgação, poderá optar por soluções gratuitas, como a publicação nas redes sociais, ou alternativamente desenvolver uma solução mais profissional, contratando esse serviço junto de uma empresa especializada.