Como é do conhecimento geral a Internet é um canal de divulgação obrigatório para praticamente qualquer novo negócio. No entanto, estar presente na web não quer dizer que se seja visível. É este o seu caso? Continue a ler.
Para poder tirar conclusões acerca dos visitantes do seu website é necessário que faça o controlo dos mesmos. Este aspeto é fundamental para poder ajustar a sua estratégia e conteúdo do website, caso seja caso disso, consoante a resposta a nível de visitantes. Existem vários websites que prestam este serviço de medição dos visitantes do seu website. Uma das empresas que oferece este serviço é a Google, através do seu serviço Google Analytics. Através deste é possível saber o volume de visitantes do seu website, bem como, algumas características desses visitantes, tais como o país, género, faixa etária, entre outros. Estes dados podem ser de extrema importância para o seu negócio, pois permitem concluir se está a chegar ao público que deseja.
Ao começar a fazer o controlo de visitantes do seu website, poderá deparar-se com uma amarga realidade: ter poucos ou nenhuns visitantes. Na verdade, esta situação não é tão rara assim. Para que um website tenha visitantes frequentemente não basta apenas estar online. Necessita de haver um trabalho que permita dar destaque ao mesmo em relação aos websites da concorrência. Esse trabalho compreende várias áreas desde o Search Engine Optimization (SEO), dinamização e referências nas redes sociais, campanhas Adwords, entre outros. Nos próximos capítulos abordaremos mais em detalhe estas áreas.
A sigla inglesa SEO que significa Search Engine Optimization não é mais do que um conjunto de operações levadas a cabo com vista a dar ao website um lugar de destaque nos resultados de pesquisa do Google. Este é hoje um dos principais pontos de entrada num website. Um utilizador ao necessitar de adquirir um determinado bem ou serviço, acede ao Google para fazer uma pesquisa através de uma palavra chave, e os websites que aparecerem nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa, provavelmente registarão um novo visitante. Assim, o trabalho de SEO consiste em fazer com que o seu website apareça nestes primeiros lugares de pesquisa quando um utilizador pesquisa por algum termo relevante para o seu negócio. Normalmente este tipo de serviço necessita de ser prestado por empresas especializadas devido à sua complexidade técnica. Empresas como a Web House providenciam este serviço de otimização SEO aos seus clientes.
Outro aspeto relevante que pode dar mais destaque ao seu website é a sua divulgação através das redes sociais. A maioria das pessoas passa um tempo relevante diariamente a navegar em redes sociais. Assim, estar presente e produzir conteúdo relevante para o público alvo, é uma forma de chamar a atenção e levar visitantes para o seu website. Aqui o mais importante a ter em conta é, de facto, a qualidade e relevância do conteúdo. É este que vai determinar diretamente se o seu negócio capta o interesse das pessoas ou se passa despercebido. Para poder produzir este conteúdo é necessário que conheça muito bem o seu público alvo, e consequentemente os seus interesses.
O Adwords é um serviço pago da Google que permite colocar o seu website no topo dos resultados de pesquisa, na zona reservada a publicidade. Desta forma o seu negócio poderá mais facilmente chamar a atenção dos utilizadores, uma vez que, se encontra numa posição de destaque. Ao desenvolver uma campanha Adwords deverá escolher uma ou mais palavras chave relevantes para o seu negócio. Desta forma poderá direcionar o tipo de pessoas que visitarão o seu website e, assim, chegar de forma mais eficaz ao seu público alvo.
Ter um website online não significa forçosamente que se tenha visitantes. Na verdade, é habitual ser necessário desenvolver algum trabalho após a conceção do website, para que este possa ser conhecido e acedido por potenciais novos clientes. Este trabalho deve, normalmente, ser contínuo, de forma a assegurar que o website consegue chegar com frequência a novos visitantes e potenciando assim novos negócios.