Hoje em dia, a presença na web é um requisito fundamental para qualquer negócio. No entanto, caso esta presença não seja adequada poderá estar a fazê-lo perder clientes. Neste artigo abordaremos a importância de ter um website responsivo como forma de captar e manter o interesse de potenciais clientes.
Um website responsivo consiste numa página web que foi concebida e otimizada para poder ser visualizada corretamente em dispositivos móveis, tais como smartphones e tablets. Com a massificação do uso destes dispositivos, uma parte muito substancial dos acessos aos websites é realizada via smartphones e tablets.
A característica principal que distingue estes aparelhos dos tradicionais laptops ou computadores de secretária é o tamanho e forma do ecrã. Assim, um website pode ser visualizado corretamente num computador portátil, mas o mesmo não acontecer num smartphone. Desde logo a forma do ecrã é diferente. Enquanto no primeiro caso estamos perante um monitor na horizontal, na segunda situação o ecrã é vertical. Assim, não é difícil que o conteúdo num caso ou noutro apareça desformatado ou de difícil visualização. Por exemplo texto muito pequeno, imagens cortadas ou conteúdo sobreposto.
Os websites responsivos surgem então como forma de colmatar esta situação, assegurando que um website se adapta automaticamente ao tamanho e forma do ecrã, reorganizando o seu conteúdo convenientemente.
Disponibilizar um website otimizado para dispositivos móveis deve ser uma prioridade para qualquer negócio. Caso não o faça pode mesmo estar a perder clientes e novas oportunidades de fazer negócios. Muitos utilizadores fazem pesquisas através de dispositivos móveis e, caso cheguem a um website cujo conteúdo está desorganizado, pouco legível ou cortado, o mais provável é que o fechem de imediato. Assim, perde a oportunidade de um cliente que até chegou ao seu website, mas depois não foi capaz de o cativar.
Tendencialmente a atenção de um utilizador ao navegar na Internet é muito sensível. Se por um lado necessita de o cativar com frases curtas ou imagens apelativas, por outro também é fácil perde-lo. Como a maior parte dos websites, hoje em dia, já se encontram otimizados para smartphones e tablets, ao visualizar um website que não esteja, torna-se num ponto negativo forte, que pode desencorajar, de imediato, a continuação da visita de um determinado utilizador. 72% dos utilizadores afirma que procura websites otimizados para smartphone.
Adaptar o seu website para as mais modernas tecnologias que permitam que este se adapte a dispositivos móveis pode ser uma operação mais simples do que parece. Existem várias empresas como a Web House que providenciam esse tipo de serviço, de forma completa, sem ter de se preocupar com questões técnicas. Caso não deseje alterar o conteúdo atual do seu website, apenas necessita de transmitir as suas intenções à empresa e esta tratará da sua adaptação. Por outro lado, se desejar aproveitar a oportunidade, também pode introduzir algum tipo de novo conteúdo ou melhoramentos gerais à sua página web.
O desenvolvimento de um website responsivo, isto é, cujo conteúdo se adapte dinamicamente ao tamanho do ecrã do utilizador, torna-se imperativo. Se não o fizer poderá estar a perder uma quantidade grande de clientes que até chegaram ao seu website, mas depois resolveram abandona-lo devido ao seu conteúdo não estar facilmente legível.