Devido ao rápido progresso das tecnologias informáticas, um computador topo de gama pouco tempo será considerado tal coisa. As especificações vão ficando obsoletas com o passar do tempo. Assim, muitas pessoas procuram frequentemente opções para poder melhorar o desempenho geral da sua máquina. Quer se trate do seu computador pessoal ou o sistema informático da sua empresa, neste artigo iremos fornecer algumas dicas sobre como pode fazer um upgrade, e com menos dinheiro do que imagina.
Ao contrário dos computadores de secretária muito comuns há uns anos, nos computadores portáteis não é viável substituir alguns componentes. Enquanto nos computadores de secretária, praticamente todas as peças podiam ser substituídas, desde a motherboard, processador, memória RAM, disco e placa gráfica, nos computadores portáteis não existe essa facilidade. Motherboard, por exemplo é difícil de substituir, bem como a placa gráfica. Este aspeto deve-se a limitações de espaço. Com respeito à placa gráfica, muitas vezes esta é integrada na motherboard o que impede qualquer upgrade a esse nível. Além de não haver possíveis ligações para uma nova placa gráfica, simplesmente não existe espaço para a acomodar no interior do computador portátil.
Nos computadores portáteis as peças mais facilmente substituíveis e que podem ter um impacto significativo na sua performance, são a memória RAM e o disco, dos quais falaremos mais em detalhe de seguida.
A memória RAM tem um impacto direto na performance do seu computador. Sendo a memória de mais rápido acesso do seu sistema, todos os dados necessários aos programas que está a executar, num determinado momento, estão temporariamente guardados nela. Assim, quanto maior for, mais dados poderão estar rapidamente acessíveis ao invés de ser necessário estar repetidamente a aceder ao disco rígido (que é uma memória de acesso mais lento).
Por outro lado, este componente costuma ser de fácil substituição, sendo que muitas vezes existe uma tampa por baixo do computador portátil, através da qual é simples aceder a ela. Na compra de memórias RAM deve ter atenção ás suas especificações, nomeadamente frequência e velocidade. Cada motherboard "aceita" memórias de determinado tipo, que deverá respeitar. Adicionalmente deve assegurar-se da memória máxima que a motherboard suporta.
Depois de ter os cuidados acima enunciados poderá então avançar para a compra de memórias RAM. Aquilo que se recomenda é que compre logo o máximo que a motherboard suporta. Assim, consegue tirar o máximo partido possível dos limites de performance do seu sistema.
Outro componente que poderá atualizar com alguma facilidade, e pode melhorar o desempenho genérico do seu computador, é o disco rígido, caso este ainda não seja SSD. Esta tecnologia recente veio romper com os discos rígidos SATA que foram usados durante os últimos anos. A grande vantagem dos discos SSD é a velocidade de leitura e escrita significativamente diferentes. Com a nova tecnologia o acesso para ler ou escrever dados no disco rígido é muito mais rápido. Esta caraterística costuma traduzir-se numa melhoria genérica da rapidez de acesso e utilização a programas.
Os dois componentes acima referidos são facilmente encontrados em muitas lojas da especialidade. Convém, no entanto, comparar características e preços entre vários estabelecimentos. Um upgrade deste género poderá ficar por volta dos 100€ o que acaba por ser um preço competitivo, tendo em conta que, dependendo do seu sistema atual, poderá obter melhorias relevantes a nível de performance.