Provavelmente já ouviu este termo associado a serviços prestados por empresas na área da tecnologia. Neste artigo iremos analisar, exatamente, em que consiste e quais são as suas vantagens e desvantagens.
Software por medida, tal como o nome sugere, significa o desenvolvimento de software personalizado para um determinado cliente. O objetivo é responder a uma necessidade especifica deste, pelo que, é desenvolvido de raiz, a pensar no cliente. Por exemplo, um estabelecimento da área da restauração pode ter uma necessidade específica de controlo de stock de alimentos e datas de validade dos mesmos. Neste caso o desenvolvimento de um software destinado a fazer a gestão de stock, com as particularidades necessárias a este negócio em específico, pode ser desenvolvido.
A grande vantagem do software por medida é ser inteiramente pensado para responder a uma determinada necessidade. O cliente consegue assim ficar com um produto final que se adequa perfeitamente àquilo que procurava e responde na perfeição à sua necessidade.
Alternativamente ao desenvolvimento de um software por medida, o cliente pode, simplesmente, utilizar um software já desenvolvido que responda, pelo menos, em parte ás suas necessidades. A grande vantagem desta abordagem, muitas vezes, é o custo. O desenvolvimento de um software por medida, normalmente, é mais dispendioso do que a utilização de um software já desenvolvido. No primeiro caso uma equipa de programação irá desenvolver de raiz um programa, enquanto no segundo caso, este já se encontra desenvolvido e, provavelmente, parte ou a totalidade do custo de produção do mesmo já se encontra abatido.
O aspeto acima referido é também responsável, em parte, pela variação no custo de desenvolvimento de um website. Se preferir fazer um website a partir de um template predefinido, os custos tenderão a ser inferiores quando comparado com o desenvolvimento de um website inteiramente de raiz.
Por outro lado, apesar de mais competitivo a nível de custos, a utilização de um software já desenvolvido, faz com este possa não responder na perfeição aos pormenores e detalhes das necessidades do cliente.
Ao pretender desenvolver um software personalizado, a primeira fase pela qual terá de passar é pela escolha da empresa que irá desenvolver o projeto. Neste aspeto existem várias empresas da área em Portugal a prestar este tipo de serviço. O ideal é sempre pedir propostas a várias empresas de desenvolvimento de software, como a Web House, por exemplo, e assim poder comparar entre as várias opções.
Tenha em consideração alguns aspetos fundamentais na sua análise:
O desenvolvimento de software por medida pode ser uma excelente forma de responder a uma necessidade especifica do negócio de uma empresa. Através da programação de um software personalizado a empresa pode ter ganhos a nível de eficácia e qualidade dos seus processos. Apesar de, grande parte das vezes, o desenvolvimento de software por medida ser mais dispendioso do que a utilização de um software já desenvolvido, este pode ser compensador a longo prazo.