Hoje falamos de uma necessidade muitas vezes negligenciada pelas empresas. A necessidade de fazer backups regulares dos dados mais importantes do seu negócio armazenados nos discos dos computadores. No atual contexto de ataques informáticos frequentes, bem como, atendendo à possibilidade de avarias, manter a informação salvaguardada revela-se de extrema importância.
Os backups consistem em guardar, numa localização secundária, um certo volume de informação. Esta operação exige, portanto, a duplicação da informação. Esta deixa de estar presente apenas no disco rígido de um determinado computador, mas passa a estar guardada também numa segunda localização.
O objetivo dos backups é muito simples. Em caso de falha do computador inicial onde a informação estava guardada, esta não será perdida pois está salvaguardada numa outra localização. Assim, quer devido a um ataque informático, infeção com vírus, ou simplesmente uma avaria técnica, a informação não será perdida definitivamente.
Mesmo em empresas de pequena dimensão o volume total de informação armazenado nos discos dos computadores pode ser bastante elevado. Praticamente toda a atividade das empresas, atualmente, passa pelo uso de meios informáticos, pelo que, não é de estranhar este facto. Longe vai o tempo em que muita informação era mantida em papel, por exemplo.
Posto isto torna-se imperativo, muitas vezes, fazer uma seleção da informação a fazer backup, com vista a diminuir o volume de espaço necessário para o mesmo. Assim, deve cuidadosamente selecionar quais os conjuntos de ficheiros mais importantes para o seu negócio e que não são recuperáveis por outras vias, caso haja um problema em determinado computador.
A localização dos backups é um aspeto importante no processo de salvaguarda das informações de uma empresa. Não faz sentido guardar os mesmos na mesma localização, ou localização próxima do computador onde os dados estavam inicialmente. Para garantir a máxima segurança estes devem ser guardados numa máquina ou equipamento externo. Se o backup estiver armazenado na mesma máquina que a informação original, se houver um problema com essa máquina, tanto a informação original como o backup podem ser perdidos. Assim, o backup deve residir o "mais longe" possível da máquina original.
Uma solução frequentemente utilizada para backups é a cloud. Desta forma a informação fica guardada num servidor remoto e acessível facilmente a partir de qualquer parte do Mundo. Esta solução tem a vantagem de não exigir a aquisição de novos equipamentos, assentando no pagamento de uma subscrição de um serviço desta natureza.
Outra solução por vezes seguida, é o armazenamento de backups num suporte de memória portátil, como um disco externo. Esta solução acaba por ser a mais simples para utilizadores menos avançados. Com esta basta apenas, periodicamente, passar os ficheiros importantes para o referido disco externo. Em caso de problemas com os computadores a informação importante estará guardada no disco externo e acessível de imediato.
Um backup consiste na cópia da informação mais importante armazenada nos computadores da sua empresa, com vista a guarda-la numa localização externa. Esta operação tem como finalidade permitir que, caso haja uma falha no sistema informático principal, a informação possa ser recuperada sem ser irreversivelmente perdida. Para os backups serem realizados da forma mais segura possível convém que estes estejam armazenados numa localização diferente do sistema informático principal da empresa. Assim, em caso de falha, esta não será comprometida.