Os profissionais do marketing e publicidade procuram, constantemente, fazer as suas marcas chegar perto dos seus clientes da forma mais eficaz possível. Essa tarefa exige uma constante adaptação aos novos hábitos dos consumidores. Neste artigo iremos conhecer uma forma de publicidade recente que tem vindo a aumentar de forma significativa.
Foi o uso generalizado de smartphones que permitiu o surgimento desta nova forma de publicidade que consiste em anúncios dentro de aplicações móveis. Com certeza já lhe aconteceu, durante a utilização de uma aplicação no seu smartphone, serem-lhe apresentados alguns anúncios enquanto a utiliza. O conceito consiste assim em promover um determinado produto, muitas vezes relacionado com a aplicação em questão, durante a utilização da mesma. Por exemplo, numa aplicação para gerir as finanças pessoais, pode fazer sentido haver anúncios a uma empresa que presta serviços de crédito pessoal. Assim, a aplicação permite que o anunciante se aproxime de um conjunto de consumidores com alta probabilidade de poder ter interesse nos seus serviços.
Umas das principais vantagens deste tipo de publicidade prende-se com a possibilidade de segmentação da mesma. Ao escolher anunciar numa determinada aplicação, estará a segmentar e a selecionar um tipo de perfil específico de consumidor. Por exemplo, para uma empresa do ramo imobiliário poderá ser interessante anunciar numa aplicação que permita ver anúncios de casas para venda. Desta forma poderá chegar de forma direcionada a um conjunto de pessoas com maior probabilidade de necessitarem dos seus serviços.
Outro aspeto importante deste tipo de publicidade prende-se com o valor relativamente reduzido que é necessário despender, quando comparado com outras campanhas publicitarias mais tradicionais na televisão, jornais, revistas, outdoors, etc.
Normalmente este tipo de publicidade é mais visto em aplicações de teor gratuito. Muitas vezes estas dispõem até de licenças pagas nas quais prometem remover toda a publicidade da aplicação. O raciocínio é simples. O desenvolvedor da aplicação mobile necessita de rentabilizar o seu trabalho de alguma forma, quer via venda da aplicação, quer via publicidade. Ao optarem pela primeira situação, muitas vezes abdicam da segunda condição. Por outro lado, muitas pessoas preferem utilizar a aplicação de forma gratuita, estando disponíveis para ver alguns anúncios durante a sua execução.
A escolha da aplicação ou conjunto de aplicações nas quais anunciar, deve ser feita apenas após a definição do publico alvo. Deverá para isso ser definido qual o perfil típico de pessoa a quem se pretende chegar. Posteriormente pode-se partir para o estudo do tipo de aplicações que esse perfil de pessoa tendencialmente utiliza.
A publicidade in-app consiste em anúncios que são mostrados durante a utilização de uma determinada aplicação para smartphone. Este é um conceito recente que tem permitido a alguns profissionais da área da publicidade, chegar de forma eficaz aos seus clientes com um custo relativamente reduzido. Normalmente esta existe em aplicações gratuitas, nas quais os utilizadores estão dispostos a ver publicidade esporádica, como contrapartida de poder continuar a utilizar a aplicação de forma gratuita. Muitas vezes as aplicações fornecem versões pagas nas quais toda a publicidade é eliminada podendo assim desfrutar da mesma sem qualquer tipo de interrupções.