Hoje em dia, em muitas situações os smartphones começam a substituir os computadores. Devido ao aumento da sua capacidade de processamento e aos ecrãs maiores estes tornam-se adequados para realizar um conjunto alargado de tarefas, antes apenas viáveis de serem executadas num computador. Assim, é importante refletir sobre se uma das principais dores de cabeça nos computadores, os vírus, pode também ser estendido aos smartphones.
Respondendo à questão colocada no início deste artigo, um smartphone é um computador, pelo que, pode ser infetado com vírus exatamente da mesma forma. Apesar das fontes de infeção poderem ser diferentes e de os sistemas operativos proporcionarem mecanismos diferentes de segurança, a verdade é que deve ter algum cuidado enquanto navega na Internet no seu smartphone.
As principais fontes de vírus para smarphone são a instalação de aplicações não fiáveis, o e-mail, e os ficheiros descarregados e posteriormente executados através de páginas.
O download e instalação no seu sistema de aplicações de origem duvidosa é relativamente frequente entre os utilizadores de smartphone e constitui uma das principais fontes de entrada de software malicioso. Apenas deve instalar aplicações publicadas na Apple Store ou Google Play e de desenvolvedores em que confie.
Na consulta do seu email e anexos, bem como, o download de ficheiros de páginas podem também ser outra fonte de entrada de vírus, neste caso semelhantes aos computadores. Não deve executar software que lhe chegue por estas duas vias pois poderá colocar em causa a segurança do seu smartphone.
Apesar da propagação cada vez maior de software malicioso para smartphone, as boas noticias é que se tiver alguns cuidados, poderá ter o seu smartphone livre destes programas ao longo do tempo. Tal como já foi referido acima um dos principais cuidados que deve ter é o de apenas instalar aplicações que estejam publicadas no Google Play ou Apple Store, e que sejam de desenvolvedores conhecidos e de confiança. Nunca deve instalar software de terceiros. Os smartphones Android dispõem de uma definição que permite libertar a "instalação de software de origens desconhecidas". Não o deve fazer pois poderá abrir uma brecha de segurança bastante significativa no seu sistema. Software de pirataria, por exemplo, é frequentemente procurado por utilizadores e são o exemplo de software que não oferece qualquer tipo de confiança e que necessita de ser instalado através de websites de terceiros.
Outro cuidado que pode ter é a instalação de um software antivírus no seu equipamento, tal como se faz habitualmente nos computadores. Este software estará em permanência atento a ameaças que possam surgir protegendo assim o seu sistema de forma constante.
A utilização de um smartphone deverá ter alguns cuidados devido ao alastramento, cada vez maior, de vírus nestes equipamentos. A principal regra que deve ter em conta é a de nunca instalar aplicações ou outro software cuja origem seja duvidosa. Deve instalar apenas aplicações publicadas na Apple Store ou Google Play e de desenvolvedores conhecidos. O software publicado nesta plataforma passa por um conjunto variado de validações na Apple e Google, o que permite garantir algum nível de fiabilidade.