Se tem um negócio provavelmente já saberá da importância de ter um website no qual possa expor os produtos que comercializa, mostrar projetos anteriores, dar a conhecer a sua equipa e disponibilizar informações de contato. No entanto, este não é suficiente, por si só para atrair novos clientes. Para isso precisa daquilo que se designa por tráfego orgânico. Nunca ouviu falar? Não se preocupe, neste artigo explicamos tudo.
Depois do seu website estar online, e ultrapassado todo o processo de desenvolvimento e escolha de conteúdo e design, deverá focar-se em atrair visitantes para o mesmo. Esta tarefa pode não ser tão simples como parece. Existem duas formas principais de um potencial cliente poder chegar ao seu website: por indicação direta sua, ou através de uma pesquisa no Google. É aqui que entra o conceito de tráfego orgânico. Todo o tráfego proveniente de motores de busca é precisamente, aquilo que se denomina tráfego orgânico. Se um utilizador fizer uma pesquisa por determinado produto no Google e o seu website aparecer bem posicionado nos resultados de pesquisa, isso provavelmente irá originar um clique para a sua página. Esse novo visitante é assim considerado tráfego orgânico.
O tráfego orgânico é de extrema importância quando procura que o seu negócio atraia novos clientes. Se o seu website não esta indexado pelo Google ou aparece mal posicionado nos seus resultados de pesquisa, isso dificultará muito, o aparecimento de novos contatos. Pense neste aspeto como uma tradicional loja física numa cidade. Se estiver numa zona de muito movimento, onde as pessoas vão habitualmente sempre que necessitam de realizar alguma compra terá mais probabilidades de sucesso do que se estiver numa rua escondida. No primeiro caso está num lugar de mais destaque e mais facilmente localizável. Por outro lado, na segunda situação está num local de difícil acesso que pouca gente conhecerá e, consequentemente, haverá menos probabilidade de se lembrarem de si, se precisarem de fazer uma compra que podia satisfazer.
A principal forma de obter mais tráfego orgânico para o seu website é através de SEO. SEO é a sigla em inglês de "Search Engine Optimization" e denomina todo o trabalho de otimização de websites cujo objetivo final é, precisamente, a listagem numa posição privilegiada no Google. Para garantir que o Google conhece o seu website e o posiciona numa posição de destaque quando alguém pesquisa pelos bens ou serviços que comercializa, é necessário colocar em prática uma série de estratégias no desenvolvimento e manutenção do seu website, que estimulem a sua credibilidade junto do motor de busca mais utilizado mundialmente. Frequentemente utilizado em conjunto com estas técnicas está também o investimento em campanhas no Google Adwords cujo resultado pode ser bastante compensador.
O tráfego orgânico é um fator fundamental se pretende aumentar a número de clientes do seu negócio. Para que capte este tipo de tráfego é necessário assegurar que cumpre todas as normas e requisitos de forma a melhorar a sua presença nos resultados de pesquisa do Google. O conjunto de ações que pretendem atingir este objetivo designa-se por SEO (Search Engine Optimization)
.