Hoje em dia um website tornou-se imprescindível para qualquer negócio ou empresa. A importância da presença na web supera, hoje, a própria existência de um estabelecimento físico aberto ao publico. No entanto, devido a restrições orçamentais a existência de plataformas que permitem o desenvolvimento de websites gratuitos, são, muitas vezes, equacionadas como opção para o desenvolvimento do website das empresas. Neste artigo abordaremos a fiabilidade e potencial destes serviços.
O princípio de funcionamento das plataformas que oferecem a possibilidade de desenvolver websites gratuitamente costuma ser muito semelhante. Basicamente é disponibilizado um serviço mínimo gratuito, apenas com funcionalidades básicas e, posteriormente, será necessário pagar se pretender alguma funcionalidade adicional. O facto de ter esta componente gratuita serve para atrair os clientes que, durante o processo de desenvolvimento, estarão mais dispostos a despender um valor adicional para poder ter o website exatamente como pretendem. No final de contas, portanto, apesar do serviço inicial ser, efetivamente, gratuito, a verdade é que no final, muito provavelmente acabará por despender um valor que não estava à espera.
Tal como foi referido, os serviços que permitem que desenvolva, por si, um website gratuitamente, apresentam várias limitações. Um destes aspetos é a possibilidade de associação de domínio próprio que apenas é possível pagando um determinado valor. Isto significa que se pretende que o website do seu negócio tenha um nome de domínio personalizado, tal como livrariacosta.pt terá de subscrever essa funcionalidade. Alternativamente, a versão gratuita disponibiliza um endereço que não conseguirá personalizar.
A existência de um banner com referência e publicidade ao serviço de desenvolvimento de websites que está a utilizar é outra das limitações frequentemente envolvidas. Isto significa que terá sempre no seu website esta referência que, muitas vezes, é vista como falta de profissionalismo.
De resto, tudo o que seja módulos para funcionalidades especificas, também não será possível ter neste tipo de website. Por exemplo, uma funcionalidade de marcações de serviços online, um fórum, entre outros, serão o tipo de funções que não poderá incluir no seu website.
Apesar das limitações referidas, este tipo de plataforma pode ser bastante útil para websites pessoais ou para negócios de dimensão muito pequena. Por exemplo, para fazer um pequeno site de apresentação das suas competências para as demonstrar, complementarmente ao seu CV, ás entidades empregadoras. Por outro lado, para pequenos negócios, que não necessitem de qualquer tipo de funcionalidades adicionais e que apenas procurem uma página muito simples de apresentação da sua atividade, esta poderá ser uma opção a considerar.
Por outro lado se o seu negócio tem alguma dimensão e pretende passar uma imagem de confiança e profissionalismo, então necessita de um trabalho profissional. Nesse caso deverá procurar uma empresa como a Web House que presta o serviço de desenvolvimento de websites e tem vasta experiência na área.
As plataformas que disponibilizam o desenvolvimento, por si, de um website gratuito apresentam várias limitações. Principalmente para negócios existem limitações muito relevantes que podem comprometer a imagem da sua empresa. Lembre-se que o seu website é a imagem da sua marca para o mundo. Assim, torna-se importante que não a descure pela expetativa de obter um website de forma inteiramente gratuita.