O mercado de smartphones tem hoje para oferecer um vasto leque de modelos para quem pretende adquirir um novo smartphone. Esta diversidade pode complicar a escolha, principalmente a utilizadores menos conhecedores das características técnicas destes equipamentos. Neste artigo procuramos dar uma ajuda para que possa direcionar a sua escolha, na hora de comprar um novo smartphone.
A primeira decisão que deve tomar na escolha de um novo smartphone é a de estipular qual o seu orçamento para essa compra. Um dos problemas habituais é não haver essa definição inicial o que alarga demasiado a escolha e, muitas vezes, leva o comprador a despender bastante mais dinheiro do que seria necessário. Ao definir o seu orçamento está, de imediato, a focalizar a sua escolha eliminando diversas opções por serem muito acima do valor que definiu. Por outro lado, poderá também eliminar todas as opções que sejam significativamente abaixo do seu orçamento, conseguindo assim direcionar, ainda mais, a sua escolha.
Com a evolução extraordinária que os smartphones sofreram nos últimos anos, existem hoje modelos mais adequados a cada objetivo. O tempo em que os telemóveis serviam apenas para fazer chamadas e enviar SMS já ficou para trás. Hoje em dia existem modelos melhores para tirar fotografias, modelos melhores para trabalhar, modelos melhores para jogos, modelos com bateria mais duradoura entre outros. Assim, o próximo passo deverá ser pensar naquilo que é importante e útil para si no smartphone. Vai usa-lo para trabalhar? Tirar muitas fotografias? Joga muito? Estas são perguntas que deverá procurar responder para poder fazer uma escolha mais acertada.
Relacionado com esta escolha está também um fator determinante: a escolha da dimensão do ecrã. Tendencialmente, os ecrãs dos telemóveis têm vindo a aumentar de tamanho, mas existe uma vasta gama de tamanhos da qual deverá escolher. Muitas pessoas preferem ecrãs maiores para poderem ver tudo de forma mais nítida, desde ler emails, por exemplo, consultar websites, entre outros. Por outro lado, alguns utilizadores preferem ecrãs de dimensões mais reduzidas, para o equipamento ser mais facilmente transportado no bolso.
Depois de definir o seu orçamento e as características concretas que valoriza num smartphone, é altura de comparar opções concretas. Nesta fase torna-se assim relevante analisar as marcas em si. Não só a garantia, mas a fiabilidade que esta tem demonstrado ao longo dos anos.
A garantia é obrigatória por lei de ser de 2 anos, para todos os produtos vendidos dentro da União Europeia. No entanto, com a popularidade de alguns websites de compras fora da União Europeia (por exemplo o Ali Express), as políticas de garantia podem variar. Habitualmente, através destes websites é dado apenas um ano de garantia.
Com respeito à fiabilidade da marca esta pode também ser um fator determinante. Têm surgido muitos fabricantes novos de smartphones para os quais ainda não existe nenhum histórico de fiabilidade, pelo que, a aposta nestas marcas pode comportar um risco acrescido. Por outro lado, a escolha de uma marca de referência no mercado, com um histórico de fiabilidade mais alargado, pode trazer alguma segurança adicional.