Parece difícil de acreditar mas o mercado dos jogos para smartphone gerou o ano passado 70.3 biliões de dólares (cerca de 62 biliões de euros). Neste artigo propomos um olhar sobre esta área que tem vindo a conquistar pessoas de forma constante. Pessoas essas cujo perfil talvez lhe cause admiração. Mais de 55 anos é a faixa etária com maior parte dos jogadores. Surpreendido? Continue a ler.
2.1 biliões de pessoas jogam no seu smartphone com frequência. É um número impressionante que tem vindo a aumentar ano após ano. Além dessa clara tendência crescente tem-se assistido a uma modificação do perfil de jogador típico. O principal dado relevante é o crescimento exponencial dos jogadores do sexo feminino. Na verdade, hoje em dia, 63% dos jogadores são mulheres. Esta constituiu uma clara inversão daquilo que era um mundo habitualmente frequentado por homens.
Com respeito à faixa etária dos jogadores, também se tem assistido a uma modificação ao longo dos últimos anos. Tem havido uma perda de importância dos jogadores mais novos, em favor dos jogadores mais velhos. Em 2018 apenas 8% dos jogadores tinham idade entre 13 e os 17 anos, enquanto os jogadores com mais de 55 anos eram 23%.
Quer seja para passar o tempo, procurar distração ou entretenimento, a verdade é que os jogos para smartphone têm vindo a conquistar pessoas a um ritmo raro de se ver noutras áreas de consumo.
Dois fatores frequentemente apontados como responsáveis pelo crescimento deste mercado são a diversidade de jogos existentes, bem como, o facto de terem um baixo preço ou serem gratuitos.
Por um lado, a grande oferta de jogos permite que haja jogos para todos os gostos. Podemos dizer que há jogos interessantes para todo o tipo de pessoa, com todo o tipo de interesses e capacidades. Jogadores ocasionais com pouca experiência de jogos ou pessoas que gostam de jogar desde que surgiram as primeiras consolas, encontrarão jogos que se adequem aos seus gostos pessoais.
Outro aspeto muito relevante, que tem contribuído para a massificação dos jogos para smartphone, é o facto do seu custo ser baixo ou gratuito, a maior parte das vezes. Esta caraterística torna os jogos facilmente acessíveis a toda a gente. Qualquer pessoa pode simplesmente experimentar um jogo e remove-lo se não gostar. Tudo isto sem nenhum processo complicado nem custos relevantes. Por oposição ao mercado tradicional das consolas, em que a pessoa necessita adquirir a consola (que já tem um preço avultado) e depois os jogos (também com um preço relativamente elevado), jogar no smartphone é incomparavelmente mais fácil e barato.
O mercado dos jogos para smartphone tem vindo a crescer de forma sustentada ao longo dos últimos anos e a proporcionar rendimentos a quem investe no desenvolvimento deste tipo de aplicações de smartphone. Os dois fatores que em muito contribuíram para isso são a grande diversidade de jogos, bem como, o seu preço acessível ou, muitas vezes, gratuito. Isto tem permitido uma massificação dos jogadores cujo perfil típico tem vindo a mudar, nomeadamente com o surgimento do interesse por parte das mulheres nesta área e das pessoas de uma faixa etária mais avançada.