Esta é uma pergunta que talvez já tenha colocado, particularmente se é dono de uma empresa. Que critérios são utilizados pelo maior motor de busca para ordenar os resultados referentes a uma determinada pesquisa? Todos nós sabemos que dessa ordenação pode depender diretamente o volume de vendas de um negócio. Na verdade, não existe uma resposta completa a esta pergunta, uma vez que o parte dos mecanismos utilizador são secretos e a Google não os divulga. No entanto, existem alguns critérios conhecidos que enunciaremos ao longo deste artigo.
Frequentemente designados por "backlinks" estes são um dos fatores que historicamente têm um maior peso no posicionamento no Google de determinado site. Um backlink consiste num link, colocado noutro website para o seu. O Google vê isto como uma referência ou um voto de confiança desse site, pelo que, quantos mais tiver maior será a sua relevância no motor de busca. Para compreender melhor este conceito, vejamos um exemplo. Um autor publica um determinado livro técnico sobre arquitetura e este aparece referido na bibliografia de 10 outros livros da mesma área. Esta situação revela que o livro publicado, provavelmente será um bom livro a ler sobre o tema. É exatamente este princípio que o Google utiliza ao privilegiar sites com mais backlinks. Um backlink é como se fosse uma referência na bibliografia de um outro livro.
De notar que nem todos os backlinks têm o mesmo valor, assim como, nem todas as referências numa bibliografia de um livro o têm. Uma referência na bibliografia do livro mais popular do momento sobre arquitetura, não tem o mesmo valor de uma referência num livro desconhecido que teve uma tiragem muito baixa. A mesma situação se passa com os backlinks. Um backlink num site com muito tráfego e popular em determinado tema, é bem diferente de um backlink num site quase sem tráfego.
A frequência de atualização de um site está também na origem de um dos fatores que o Google utiliza para posicionar os sites. Um site que não tem atualizações há mais tempo tenderá a ser prejudicado em relação a um site com atualizações recentes. Seguindo o exemplo acima descrito, o mesmo se aplica a um livro técnico que foi editado há 10 anos em relação a um que foi editado este ano. Se um leitor estiver a procurar um livro da área, provavelmente dará mais prioridade ao livro mais recente.
O Google considera que sites sem atualizações recentes pode já não ter as informações atualizadas, o negócio até pode já nem existir, pelo que prejudica o seu posicionamento. Por isso mesmo, muitas empresas estão cientes disso e têm o cuidado de ir produzindo conteúdo relevante para o seu publico, ao longo do tempo. Assim mantém o interesse dos potenciais clientes, dos clientes atuais e melhoram o seu posicionamento no Google.
Outro fator que sempre demonstrou alguma relevância, na hora de priorizar um site pelo Google, é o da antiguidade do domínio em causa. Domínios mais antigos costumam ser vistos como de maior confiança. Voltando ao exemplo dos livros, será como um autor que já escreve livros há muitos anos, ou um autor que escreveu o seu primeiro livro há uns meses. Do ponto de vista do leitor, o autor com um histórico maior, terá mais relevância. Este critério é aplicado da mesma forma pelo Google, ao considerar que um site mais antigo poderá ter mais relevância. De notar que se o site for antigo, mas nunca tiver tido atualizações, esse já poderá ser um fator de despromoção, tal como foi descrito no parágrafo anterior.