Se costuma andar frequentemente pelas redes sociais, com certeza já ouviu este termo. Apesar de recente, serve para designar um grupo de pessoas cuja popularidade pode ser utilizada para influenciar um conjunto alargado de consumidores, através das suas opiniões e escolhas. Estes têm sido cada vez mais procurados pelas marcas, precisamente pelo peso que conseguem alcançar junto dos seus consumidores.
A origem dos digital influencers é exclusivamente na Internet. Apesar das plataformas de onde provém poderem ser de diversos tipos, o ponto comum entre todas elas é que a sua atividade passa exclusivamente pela Internet. É através desta que vão construindo uma rede alargada de “seguidores” que não são mais do que um grupo de pessoas que “segue” e acede à maior parte do conteúdo que o digital influencer produz. O influencer esforça-se por produzir conteúdo original e que seja do interesse da sua audiência.
Um digital influencer terá tanto mais valor quanto maior for a sua rede de seguidores, ou seja, quanto maior o público que consegue atingir com as suas publicações. Muitas vezes para se conseguir atingir este estatuto são necessários alguns anos. Só desta forma se consegue um crescimento sustentado e reunir um público de alguns milhões de pessoas.
Os especialistas de marketing das marcas cedo perceberam que os digital influencers poderiam vir a desempenhar um papel fundamental na promoção de negócios. Por terem tantas pessoas que os seguem e consideram válidas as suas escolhas e opiniões, poderiam ser um importante veículo de influência nessas mesmas pessoas.
A maior parte das vezes existe a vantagem de cada digital influencer apelar a um público específico, ou seja, torna possível para as marcas segmentar a sua publicidade. Para isso precisa apenas de identificar o digital influencer mais relevante para o público alvo do seu negócio. Desta forma são possíveis campanhas direcionadas e, consequentemente, a probabilidade de bons resultados é mais elevada. A faixa etária, os hábitos e os interesses podem ser segmentados com relativa facilidade, de acordo com determinado digital influencer.
Os digital influencers costumam trabalhar de duas formas distintas: por campanha ou colaborações de longo prazo.
Na primeira situação o profissional é contratado apenas com o objetivo de fazer determinada campanha. Esta normalmente envolve a promoção de um determinado produto, através de vídeos, fotos, e/ou uma opinião.
O segundo caso verifica-se quando o digital influencer assina um acordo mais alargado com uma marca, no qual se compromete, durante um período de tempo a produzir diverso conteúdo para promover vários produtos.
Em ambos os casos o valor que podem auferir pode variar bastante. Conforme já foi referido um digital influencer é tanto mais valioso quanto maior for a sua base de seguidores. Assim, pode haver preços muito díspares. Um influencer ainda com poucos seguidores pode estar disposto a promover um produto apenas em troca da oferta desse mesmo produto. Ou seja, neste caso nem existe um pagamento feito em dinheiro. Por outro lado, um profissional com alguns milhões de seguidores pode facilmente cobrar vários milhares de euros para fazer uma referência de um determinado bem ou serviço ao seu público.