Montar o seu próprio negócio é hoje mais fácil do que há uns anos. Com a enorme expansão da Internet a o acesso facilitado, não só a partir de computadores, mas também telemóveis, construir um negocio seu pode ser mais fácil e barato do que imagina.
Muitas pessoas, pelo mundo fora, têm ideias inovadoras, que respondem a uma necessidade específica, e que nunca saem da sua cabeça. Um dos grandes entraves que, frequentemente, é apontado é a questão financeira. Felizmente com a Internet é hoje mais fácil montar um negócio à volta de uma ideia.
O mercado online permite montar uma loja virtual, sem ter de se preocupar com os custos fixos associados a arrendar um espaço, contratar pessoal, eletricidade, água, entre outros. Assim, consegue expor os bens ou serviços que comercializa a um preço muito baixo. Por outro lado, dependendo da área de negócio, pode abdicar da contratação de pessoas e assim manter os seus custos operacionais bastante reduzidos.
Os aspetos fiscais relacionados com negócios online são, também, muitas vezes, alvo de diversas dúvidas por parte dos empreendedores. Genericamente falando, tem duas hipóteses ao seu dispor: abrir atividade em nome individual ou abrir atividade como empresa.
A primeira situação acaba por ser a mais frequente para pequenos negócios que ainda se estão a iniciar. É também a mais fácil de fazer. basta entrar na sua área de contribuinte do Portal das Finanças e proceder à abertura de atividade. No primeiro ano tem alguns benefícios fiscais como a isenção de segurança social. Se mantiver esta atividade em paralelo com outra por conta de outrem, na qual já desconte para a segurança social, então, mesmo após o primeiro ano, não necessita de pagar segurança social.
A segunda situação é mais frequentemente seguida por negócios que se esperem de maior dimensão inicial. Este regime tem algumas obrigações fiscais adicionais que, para um pequeno negócio, podem não compensar numa fase inicial.
Associado ao tipo de atividade que abriu, terá ainda à sua escolha dois géneros de contabilidade: contabilidade simplificada e contabilidade organizada. A primeira acaba por ser adequada à maior parte dos negócios que se encontram a dar os primeiros passos. A segunda significa que terá de contratar um contabilista certificado para gerir toda a atividade da sua empresa.
Depois de criar o seu negócio, o aspeto mais importante com o qual se deve preocupar é a sua divulgação. Apenas desta forma conseguirá ganhar clientes que o irão permitir gerar faturação.
Para a promoção eficaz dos produtos que comercializa deverá começar por identificar qual é o seu público alvo. Desta forma consegue identificar quais os meios mais próximos deste e assim promover o seu negócio com maior probabilidade de sucesso. Será nesta área que, provavelmente, irá investir uma grande parte do seu capital pois é uma das áreas mais importantes para os novos negócios. Pode ter o melhor produto do mundo, mas se ninguém o conhece... ninguém o irá comprar.
Criar um negócio online é mais simples do que pode parecer. O processo burocrático envolvido encontra-se relativamente simplificado. Deverá começar por abrir atividade nas finanças, escolhendo um tipo de contabilidade. Desta forma já estará perfeitamente legal e poderá começar a vender os seus bens ou serviços.