Parece que já foi há muito tempo, mas o primeiro iPhone foi apresentado há pouco mais de 10 anos. Com este iniciou-se uma verdadeira revolução na forma como os utilizadores interagiam com os dispositivos móveis. Hoje em dia, o mercado de aplicações móveis oferece milhões de opções que qualquer utilizador poder descarregar para o seu smartphone. E você? Será que o seu negócio precisa de uma? Abrir uma aplicação para smartphone é, muitas vezes, mais cómodo do que aceder a uma página web. Principalmente se o seu negócio exige interações (vendas diretas) ou a troca de informação frequente com os seus utilizadores, disponibilizar uma app dedicada poderá ser uma excelente aposta. Vejamos alguns exemplos.
Se o seu ramo de negócio é a venda direta de produtos, como por exemplo equipamento eletrónico, roupa, suplementos alimentares, entre outros, significa que necessita de ter uma loja. Muitos negócios começam apenas com uma loja online, antes de abrir uma loja física. Essa loja online é, normalmente, acessível através do browser. Desta forma os potenciais clientes podem ver os seus produtos, caraterísticas e preços. Se tiverem interesse podem, posteriormente, formalizar uma encomenda, introduzindo os seus dados e detalhes de pagamento. Nestas circunstâncias, disponibilizar uma aplicação para smartphone pode ser de extrema utilidade para os seus clientes.
Por um lado, ao estimular o download da aplicação, está a promover a sua marca, uma vez que o ícone da app ficará residente no ecrã home do utilizador. Garante assim uma presença constante. Por outro lado o processo de visualização e encomenda poderá ser otimizado para dispositivos moveis (que possuem um ecrã de dimensão inferior ao de um computador). Apesar de muitos sites já serem adaptáveis para dispositivos móveis, é sempre melhor ter uma aplicação nativa desenvolvida especificamente para smartphone.
Adicionalmente existe ainda outro benefício que é o poder guardar os dados do utilizador e pagamento localmente, bem como uma lista de produtos favoritos, no smartphone. Assim pode-se aproveitar o armazenamento local para guardar informações que sejam úteis e proporcionar uma melhor experiência de navegação ao utilizador.
Outras áreas de negócio onde o desenvolvimento de uma app para smartphone pode ser útil são todas as que exigem uma troca de informação frequente. Por exemplo, uma casa de câmbio de moeda tem frequentemente de ir atualizando as suas taxas de câmbio. Com uma aplicação os clientes podem consultar em tempo real as últimas taxas de câmbio e assim saber exatamente quanto vale o montante que pretendem trocar.
Uma vantagem que as aplicações de smartphone dispõem é a possibilidade de poderem receber notificações. Desta forma, cada utilizador que faz o download da sua aplicação cria de imediato um canal de comunicação direto consigo. Mais tarde pode usar esse canal para enviar notificações de promoções, por exemplo. As notificações de smartphone têm uma taxa de conversão muito superior ao email marketing. Por as pessoas serem mais seletivas nas aplicações que instalam, do que, nos locais onde deixam o seu endereço de email, estas prestam mais atenção a uma notificação no seu smartphone do que a um email.
Uma aplicação de smartphone pode ser uma excelente mais-valia para o seu negócio. Permite uma presença constante da sua marca no bolso dos seus clientes, bem como um acesso fácil aos bens ou serviços que comercializa. Dispõe ainda de um canal de comunicação aberto em permanência, através do qual pode enviar notificações para todos os seus clientes.