No passado recente Portugal ultrapassou uma profunda crise económica que teve consequências nefastas em diversas partes da sociedade.
O desemprego atingiu níveis muito elevados, os impostos aumentaram e os rendimentos diminuíram. No entanto, a economia, como sabemos é cíclica e, hoje em dia, podemos dizer que esses tempos de contração económica já ficaram para trás. Assim, atualmente vive-se um clima económico bastante favorável à criação de novos negócios e empresas. Porque não aproveitar esta fase e criar o seu próprio negócio? É mais fácil do que parece. Neste artigo explicamos como.
Os dados estatísticos mais recentes não deixam dúvidas. Os consumidores fazem cada vez mais compras online. As compras em lojas físicas estão a perder importância em detrimento destas. O motivo principal desta tendência global é o fato de uma loja online permitir fazer uma compra de forma rápida e fácil em qualquer lugar, sem sair de casa. É também mais fácil encontrar o que procura numa loja online quando comparado com uma loja física. Normalmente todas as lojas têm um mecanismo de procura que permite rapidamente encontrar o produto que deseja, sem ter de percorrer corredores infindáveis a olhar para todas as prateleiras. As grandes marcas não são indiferentes a estas vantagens e, cada vez mais, apostam neste novo canal de vendas.
Por outro lado, uma loja online é a solução ideal para novos negócios pois permite manter os custos de investimento inicial baixos, quando comparado com a abertura de uma loja física.
Apesar de haver muito material online disponível acerca de como criar uma loja online por si mesmo, esta não será a solução mais profissional e segura. Para o cliente final é fácil identificar uma loja profissional de uma loja feita por uma pessoa com poucos conhecimentos. Lembre-se que a loja online vai ser a cara do seu negócio e que não quererá transmitir aos seus clientes uma imagem de amadorismo e falta de profissionalismo. Hoje em dia existem muitas empresas a oferecer soluções completas de desenvolvimento de lojas online, como por exemplo a Web House. Poderá entrar em contato e explicar quais os requisitos que gostaria de ver na sua loja. Posteriormente receberá uma proposta, sem compromisso, para o desenvolvimento do seu projeto.
Do ponto de vista de procedimentos legais, a criação de uma loja online é muito mais simples do que a abertura de um estabelecimento físico. Neste caso, o único aspeto a ter em conta é que terá de abrir atividade, junto da Autoridade Tributária e Aduaneira. Desta forma poderá passar faturas dos bens/serviços comercializados e assim cumprir todas as suas obrigações fiscais. Saiba ainda que existem alguns benefícios fiscais para novos negócios, tais como a isenção de Segurança Social no primeiro ano. Todo este processo poderá ser tratado online através do Portal das Finanças.
Vive-se atualmente uma fase de crescimento económico em Portugal propícia à criação de novos negócios. Esta pode ser uma excelente oportunidade para por em prática a sua ideia de negócio e assim começar a ser o seu próprio patrão. Através de uma aposta no mercado online poderá poupar custos de investimento inicial, desenvolvendo uma loja online profissional e segura que poderá alavancar rapidamente o seu negócio.