Segundo dados apresentados pela Marketeer no segundo semestre do ano anterior, 7 milhões de portugueses têm smartphone, o que demonstra uma adesão de 75,1% deste tipo de produto na sociedade nacional. Estes valores têm vindo constantemente a aumentar, de ano para ano, e juntando isso ao facto dos portugueses usarem cada vez mais os seus gadgets em contexto social, demonstra que as aplicações mobile são uma excelente ferramenta para chegar a um grande número de utilizadores.
O tempo gasto pelos utilizadores nos seus respectivos smartphones está dividido em diversas funções, consequentemente são também usadas diversas aplicações mobile e por isso a ligação com o marketing digital é crucial para alcançar os resultados pretendidos. Por outro lado, é também importante a utilidade de cada uma destas aplicações, uma vez que o utilizador apenas mantém o mesmo instalado, se este se revelar útil para as suas necessidades.
Assim, as marcas têm que começar a olhar para as aplicações mobile como uma excelente ferramenta de marketing digital, desde que o façam de uma forma coerente, estratégica e adequada ao restante marketing do projecto. A forma como o utilizador se relaciona com a marca e com a comunicação da mesma, não permite que seja apenas uma adaptação do que já existe (adaptar website, loja online, etc.), é imprescindível que haja mais do que isso para oferecer.
Não é novidade nenhuma para as empresas a importância de estar presente online, aliás neste momento essa já nem sequer é uma dúvida a ponderar. Website próprio, campanhas de e-mail marketing, interação nas redes sociais e outras ações é o mais comum nos dias de hoje, mas ainda existem poucas marcas a terem a sua próprio aplicação mobile, não percebendo tudo o que podem ganhar.
Como referido acima, é extremamente importante corresponder às expectativas do seu segmento de mercado e com isso entregar utilidade aos seus utilizadores, mas mais importante ainda é saber exactamente quais são essas utilidades que os seus utilizadores apreciam e procuram.
O primeiro passo está na definição e estratégia dos recursos necessários para a aplicação mobile ser útil para o cliente. A marca deverá criar um aplicativo completo, cheio de funcionalidades e que entregue ao cliente uma experiência única, não apenas ser a reprodução do website ou da loja online. Entregar algo único e útil ao cliente é a principal função da empresa e de toda a estratégia de marketing digital da mesma.
Por mais aplicações mobile existam para qualquer sistema operativo, definir metas e objetivos do seu próprio aplicativo é o que faz a sua estratégia de marketing digital ter ou não sucesso. É necessário definir o objetivo desde início e este deverá corresponder a quatro características: ser específico, realista, temporal e mensurável.
Pensando um pouco no que diz respeito aos recursos, é importante que na construção e na definição de estratégia da própria aplicação mobile, sejam tidas em conta as capacidades do smartphone, ou seja, se a aplicação necessitar de uma funcionalidade específica (como o Bluetooth por exemplo), é importante ter em consideração que nem todos os smartphones o têm e por isso poderá ser um problema a longo prazo.
Em 2019, ficar preso a redes sociais, website e e-mail marketing é um erro extremamente grave para qualquer marca! Criar aplicações mobile úteis, com funcionalidades práticas e que entregue ao cliente uma experiência única, é o caminho a percorrer para chegar ao seu segmento de mercado de forma mais eficaz.
Existem ferramentas muito interessantes para criar essas aplicações mobile ou recorra a uma agência especialidade que irá certamente trabalhar na estratégia do seu negócio, em parceria com a sua estratégia de marketing digital anteriormente definida.