O Facebook Marketplace foi lançado em 2016 como um local para as pessoas comprarem e venderem dentro de suas comunidades.
Mas os planos para incorporar mais marcas à plataforma significam que grandes mudanças estão em andamento. Em junho de 2018, o Facebook anunciou a opção de as empresas colocarem anúncios no Marketplace. E em breve o Facebook adicionará mais opções B2C à plataforma C2C.
Por outras palavras, pense na Amazon com um algoritmo de hiper direcionamento.
Então, como o Facebook Marketplace funciona exatamente? E o que as empresas podem fazer para se prepararem? Continue a ler para saber que recursos estão disponíveis de momento e como planear o que está na loja.
Facebook Marketplace é um canal de compras online. É um lugar para os utilizadores do Facebook comprarem e venderem mutuamente e localmente.
A partir de maio de 2018, o Marketplace é usado em mais de 70 países diferentes, por mais de 800 milhões de pessoas por mês.
Você pode aceder ao Facebook Marketplace no aplicativo do Facebook e no Desktop:
As listagens no Facebook Marketplace são organizadas por categorias como Entretenimento, Veículos, Habitação e Hobbies. Os compradores podem filtrar as pesquisas por preço e local e gravar as listagens para referência futura.
Cada listagem pode conter até 10 fotos, juntamente com uma descrição do produto. Os clientes interessados podem enviar mensagens diretamente no Messenger para fazer perguntas.
Os anúncios no Facebook Marketplace aparecem no feed quando alguém navega.
Essas veiculações têm a vantagem de alcançar as pessoas que estão a comprar. Os anunciantes observaram um aumento acentuado nas taxas de conversão em comparação com os canais do feed de notícias.
Por enquanto, apenas empresas, podem inscrever-se para listar e vender produtos no Facebook Marketplace. Concessionários de automóveis, em determinados locais, também podem apresentar veículos por meio de parceiros de stock.
Atualmente, as listagens de marcas aparecem em duas áreas no Marketplace: na categoria Loja e na categoria Ofertas Diárias. Somente empresas selecionadas manualmente, que oferecem produtos de marca com taxas de desconto são qualificadas para o programa de transações.
O Facebook não cobra taxas de lista nem aceita comissões. Assim, para as marcas aprovadas, listar produtos no Marketplace é essencialmente um canal de distribuição orgânico e gratuito. Mas as listagens do Marketplace exigem uma integração com o Checkout do Facebook, que cobra uma taxa de US $ 0,30 e 2,9% para cada transação.
No planeamento da sua próxima campanha de marketing on-line e de redes sociais, certifique-se de que os seus esforços no Marketplace estejam alinhados com as suas metas gerais.