Estar presente e ter uma audiência no Instagram não é suficiente. É necessário que as pessoas estejam envolvidas e que interajam com os conteúdos. Fica a conhecer as dicas que temos para te dar!
Já há muito tempo que o Instagram deixou de ser um simples álbum de fotografias digital, onde os utilizadores partilhavam, através de fotografias e vídeos, momentos do seu dia-a-dia com os seus seguidores. Com a popularização da plataforma e com o número de utilizadores a crescer constantemente, os negócios começaram a perceber que, investindo esforço, recursos e tempo, o Instagram pode ser uma ferramenta poderosa e que pode ajudá-los a construir a sua marca e uma audiência no digital.
No entanto, para alcançar bons resultados, ter uma audiência não é suficiente. É necessário que as pessoas estejam envolvidas com a marca e que interajam com os conteúdos. É através desta interação – dos comentários, das partilhas ou do número de vezes que a publicação foi guardada – que as marcas conseguem perceber se os conteúdos que estão a produzir e a partilhar estão a ter impacto nas pessoas que o veem.
Se o teu objetivo para este ano é aumentar as interações da tua marca no Instagram, continua a ler este artigo e fica a conhecer as 5 dicas que temos para te dar:
1. Aposta as tuas fichas nas stories
Se o objetivo é aumentar a interação da tua marca no Instagram, produzir mais conteúdos para as stories é um começo. Segundo um estudo de caso feito pela Social Insider, em 2021, o número de partilha de stories duplicou relativamente ao ano anterior. Isto deve-se, essencialmente, à necessidade das marcas de diversificarem a estratégia de conteúdos, de darem a conhecer a essência da marca e de perceberem o retorno que este formato lhes traz.
Assim, se também pretendes dar uma nova vida à tua estratégia de conteúdos e apostar na produção de mais conteúdo nas stories, deixamos-te três dicas que te vão ajudar a aumentar a interação da tua marca no Instagram:
2. Usa e abusa dos carrosséis
Para os mais distraídos, o carrossel é um formato que te permite partilhar até dez imagens por publicação. É utilizado, maioritariamente, quando se pretende partilhar conteúdo mais informativo ou storytelling, o que o torna mais propício a ser partilhado, guardado ou a receber mais interações. No entanto, por ser um formato versátil, não está limitado a este conteúdo e, com a estratégia certa, pode ajudar-te a atingir os teus objetivos no Instagram, sejam eles aumentar o alcance, aumentar a interação, chegar a novos públicos ou aumentar as tuas vendas.
3. Aposta em reels
No final do ano passado, o Instagram anunciou que o objetivo para o novo ano era melhorar os recursos de messaging e de vídeo e, como tal, logo no início deste ano, assistimos a uma série de testes a novas features alinhadas com esta premissa.
Foi introduzida a monetização de reels – que só veio incentivar (ainda mais) à produção deste formato –, apresentou updates que dão mais opções de edição dos vídeos e, mais recentemente, começaram a testar um modelo de apresentação de conteúdos onde as publicações ocupam mais ecrã (muito orientada para vídeo) e vão, ainda, começar a apresentar mais sugestões de reels no feed inicial dos utilizadores.
Com os holofotes, claramente, virados para os reels, é fácil perceber que o algoritmo da plataforma joga a favor de quem dá preferência a este formato – e os resultados podem chegar em forma de novos seguidores e de um aumento dos níveis de interação.
Se ficaste curioso e te vais aventurar na produção de reels, deixamos-te com alguns insights:
4. Coloca a tua marca nos olhos do mundo
Promover os teus conteúdos é uma forma fácil de gerar mais interações e, quando bem planeado e pensado, pode até dar-te um empurrãozinho no crescimento do número de seguidores.
Existem milhões de utilizadores ativos no Instagram e não sabes se o teu próximo cliente não está por aí à espera de descobrir o melhor que a tua marca tem para lhe oferecer. Tudo o que precisas de fazer é dar uma mãozinha!
Resumindo, dar boost às tuas publicações pode ser uma estratégia para chegar às pessoas certas.
5. Usa hashtags relevantes
As hashtags são, inquestionavelmente, uma estratégia de alcance.
Porém, maior alcance, geralmente, acaba por traduzir-se em números de interação mais altos.
Por isso, se ainda te questionas se deves ou não apostar tempo e esforço nas hashtags, segue o nosso conselho e começa a incluí-la na tua estratégia!
A verdade é que não existem atalhos rápidos. É necessário investir tempo a produzir bons conteúdos, a incentivar a participação da comunidade e a interagir com os seguidores. Ao fazê-lo, os resultados, certamente, chegarão. Se precisas de ajuda com a tua estratégia de redes sociais, fala connosco. Podemos ajudar-te ?