De acordo com o estudo Os Portugueses e as Redes Sociais, o Instagram já é a rede social mais utilizada em Portugal pelos jovens com idades compreendidas entre os 15 e os 24 anos. A edição de 2022 deste estudo confirma o Facebook como rede dominante quer em notoriedade, quer em penetração, mas com uma tendência de decréscimo que se faz sentir sobretudo na designada Geração Z.
De facto, os indicadores do estudo produzido pela Marktest desde 2011 revelam que, pela primeira vez em Portugal, o Facebook não é a rede mais utilizada nesta faixa etária. Mais, não só o Facebook (89,4%) foi destronado pelo Instagram (94,1%) no primeiro lugar entre utilizadores jovens de redes sociais, como caiu mesmo para a terceira posição, estando agora também atrás do WhatsApp (93,2%). Nesta faixa etária, o Instagram quase quadruplicou face a 2013 e o WhatsApp duplicou o seu valor relativamente a 2016. Neste momento, estas três redes registam valores muito aproximados no target referido.
Ainda assim, o Facebook continua a ser, em termos absolutos, a maior rede social em Portugal, com uma taxa de penetração de 94,4% jnto dos utilizadores de redes sociais. Nas posições seguintes deste ranking surgem, por ordem, o WhatsApp, o Instagram, o Messenger e o YouTube.
Em matéria de notoriedade, o Facebook também continua a ser a rede social mais reconhecida de forma espontânea pelos portugueses, com um registo de 97,1%. Mas também neste critério, o Instagram tem encurtado a distância, estando já a apenas 9.2 pontos percentuais da liderança.
Aliás, a trajetória descendente do Facebook fica bem patente no facto de a notoriedade espontânea Top of Mind (ou seja, a primeira resposta dos inquiridos) desta rede ter caído dos 91,2% em 2011 para os 76,7% em 2022.
Atrás do Facebook e do Instagram no ranking de redes mais reconhecidas pelos portugueses, o Twitter surge como a terceira rede social com maior notoriedade espontânea, tendo o TikTok subido este ano para a 4ª posição, superando assim o WhatsApp, que passou a ocupar a última posição do Top5.
Os Portugueses e as Redes Sociais é um estudo realizado pela Marktest desde 2011, com o objetivo de conhecer índices de notoriedade, utilização, opinião e hábitos dos portugueses face às redes sociais. A informação foi recolhida através de entrevistas online, realizadas entre os dias 11 e 22 de julho de 2022, tendo por base um questionário de autopreenchimento. A amostra foi constituída por 800 entrevistas a indivíduos entre os 15 e os 64 anos, residentes em Portugal Continental e utilizadores de redes sociais. Este universo é estimado pelo estudo Bareme Internet da Marktest em 5 621 mil indivíduos.