Não há dúvida de que as redes sociais têm um papel primordial nas nossas vidas hoje em dia. Facto comprovado por um estudo efetuado em outubro de 2021 pela We Are Social e Hootsuite, onde mostrava que existiam 4,88 bilhões de usuários das redes sociais em todo o mundo até então – número este que se estima ter vindo a crescer exponencialmente, com cerca de 13 novos utilizadores por segundo.
Entre as várias redes sociais que existem atualmente, o TikTok tem se mostrado um fenómeno de sucesso: é agora a sétima rede social mais popular do mundo, estando diretamente atrás do Instagram se excluirmos as redes sociais destinadas maioritariamente à troca de mensagens que se encontram no 5º e 6º lugar.
Devido ao seu rápido e constante crescimento estima-se que esta poderá subir ao primeiro lugar de rede social mais popular nos próximos 12 meses.
Posto isso, o TikTok tornar-se-á um canal essencial para as marcas alcançarem um maior público alvo, entre eles jovens, ao longo de 2022. Este alcance do público mais jovem deve-se ao facto de uma parte considerável dos utilizadores do TikTok pertence à Geração Z, que não se deixa impressionar pelos anúncios convencionais e têm mais interesse em novas abordagens à publicidade digital.
De todo o transtorno que a pandemia causou, um aspeto positivo que está claramente refletido no mundo online é o aumento considerável da adesão a este formato de comprar nas redes sociais que foi implementado durante a pandemia.
Devido a este grande crescimento que ocorreu em 2020, onde grande parte das vendas a nível global foram feitas no online, muitas marcas adaptaram-se a esta tendência e têm aderido a este tipo de venda, transformando as suas redes sociais em verdadeiras montras para os seus produtos ou serviços.
Para os usuários, este modelo possibilita um processo de compra mais simples e fluido sem que seja necessário saírem das suas redes sociais - para isso as marcas adaptaram o conceito de loja de forma a permitir que os clientes comprem através das redes sociais não só diretamente, mas também através de um link que redireciona para o website ou loja online.
Um estudo do Social Trends 2022 indica que a maior parte dos responsáveis de marketing digital têm a intenção de aumentar o seu investimento em campanhas pagas no decorrer do próximo ano. Isto deve-se ao facto de este ano se ter sentido uma queda considerável no alcance orgânico: segundo dados do Hootsuite, o alcance orgânico médio de uma publicação no Facebook é de cerca de 5%, números desanimadores que efetivamente fazem com que seja necessário investir em publicidade paga.
Posto isto, a estimativa dos marketers para 2022 é de um planeamento focado no investimento no Instagram, Facebook, YouTube e LinkedIn, sendo que se denotou ainda um aumento nas redes como TikTok, Pinterest e Snapchat.
Apesar do público jovem ter um interesse crescente por conteúdo de vídeo de curta duração, o mesmo não se aplica ao conteúdo que desaparece após algum tempo. Hoje em dia faz-se sentir o crescente interesse pelas publicações intemporais, que permaneçam no feed das diversas redes sociais, e que por conseguinte podem ser vistas quantas vezes necessárias e em qualquer altura. Este tipo de publicações permite à marca criar a história da empresa e potenciar relações duradouras entre ela e os clientes.
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