A automatização de marketing utiliza softwares inteligentes capazes de automatizar ações e operações da estratégia de comunicação da uma empresa, permitindo que estas escalem, resultando num retorno maior nos diversos objetivos da marca.
A grande maioria do público-alvo que as empresas pretendem alcançar está na internet e estando conscientes disto mesmo, segundo um estudo da Industry Dive realizado em 2019, até esse mesmo ano cerca de 75% das empresas usufruíam de pelo menos uma ferramenta de automação de marketing.
Posto isto, quais são então os benefícios da automatização de Marketing?
Aumento da produtividade
Com a automatização de marketing, não só estará a aumentar as conversões nas diversas ações que optar por implementar, como também aumentará a produtividade da sua equipa de trabalho.
Isto deve-se ao facto de ao ter toda a informação atualizada e organizada, como no caso dos leads, facilita a criação de ações automatizadas de comunicação e ademais torna mais fácil a tomada de decisões face às mesmas.
Comunicação personalizada para cada persona
Como o próprio título indica, a automatização de marketing permite criar uma comunicação personalizada para cada persona (retrato de um dos perfis de cliente ideal existente no público-alvo). Tendo esta informação como base, é possível personalizar diversas ações como conteúdos e campanhas de marketing de forma a gerações de leads seja o mais exata possível, aumentado assim as chances de conversão.
Estes dados são recolhidos através de ferramentas de Inteligência Artificial (IA) bem como Machine Learning, como por exemplo Chatbots, que ao recolher estas informações conseguem aprender e posteriormente tomar decisões personalizadas com base nas mesmas.
Maior satisfação dos clientes
Como resultado dos pontos referidos acima, será possível obter uma maior satisfação por parte dos clientes. Esta comunicação personalizada que permitem alcançar as necessidades e preferências dos clientes com maior rapidez, eficiência e com menor margem de erro resulta com que este se sinta único, privilegiando a eficiência e a conveniência.
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