Com a pandemia nos últimos dois anos e diversas alterações no modo de comprar e de se relacionar com as marcas, os portugueses começaram a preocupar-se com outros assuntos. De forma geral, a saúde, o trabalho, a educação, a família, a autonomia financeira, o entretenimento e a estabilidade são os fatores que mais preocupam os cidadãos.
Essa mudança segue duas linhas de estratégia muito importantes:
O objetivo para construir a reputação da sua marca em 2022 é focar-se na construção de perceções emocionais, levando ao público-alvo atributos de relevância, confiança e admiração, que quando bem alicerçados constroem a consideração, a preferência e a recomendação.
Todos queremos que os produtos e serviços nos sejam entregues em bom estado do início ao fim do processo. No âmbito racional das perceções é necessário que as estratégias integrem matricialmente dimensões como a qualidade de serviço, a inovação, o ambiente de trabalho, a cidadania, o governo e a ética.
Quanto maior for o equilíbrio de avaliação entre as duas dimensões, maior é a força e a consistência das marcas. Pois, a porta de entrada na avaliação reputacional são os atributos associados à dimensão emocional e apenas depois é que se tenta justificar racionalmente essa mesma avaliação.
As tendências para construir a reputação da sua marca são:
Com a pandemia, foi necessário que as marcas entregassem qualidade não apenas nos produtos, mas também nos serviços físicos, online e de centro de contacto. Todos os meios da marca precisam de ser adequados, eficientes, acessíveis e com respostas apropriadas, assertivas e rápidas.
A preocupação com as necessidades da população e a adaptação rápida às mudanças que estão a ocorrer são uma prioridade para a construção reputacional, pois as marcas têm que inovar para responder tanto do ponto de vista do consumo, quanto do bem-estar geral dos cidadãos.
Se, antigamente, o que mais importava para a reputação da marca em relação ao ambiente de trabalho era a remuneração e a oferta de oportunidades iguais, neste momento ganha grande importância o bem-estar e o desenvolvimento dos colaboradores e também as oportunidades de inclusão e diversidade. A justificação para isso é que face à instabilidade que vivemos, poder estar em algum lugar que forma e prepara para os novos desafios é encarado como um seguro de vida.
É importante que as marcas se preocupem e apoiem efetivamente causas nobres em que a saúde, a educação e a cultura passaram a estar no topo das preocupações e prioridades, por terem sido mais afetadas.
Nos dias de hoje ou antigamente, existem atributos que são a base para a construção da reputação, e são eles: comportamento ético, honesto e transparente.
É preciso que a sua marca seja integrada em todos os canais, seja online ou offline. É preciso uma boa gestão nas redes sociais, um site bem estruturado e de fácil compreensão, softwares para automatizar os processos e muito mais!
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