Atualmente, as mudanças são algo recorrente e as empresas têm de estar preparadas para atualizações, evoluções e novas formas de agir para manter o relacionamento e fidelizar o cliente. Pensando nisto, selecionamos algumas dicas para ajudar a garantir um bom contacto com o seu público em tempos incertos.
À medida que o cliente se vai tornando mais exigente, ter e reter a sua atenção torna-se mais difícil e perceber os elementos-chave para assegurar a lealdade de um consumidor é a chave do sucesso nos dias atuais.
A pirâmide hierárquica de necessidades de Maslow, diz que o ser-humano precisa, antes de qualquer outra coisa, de se sentir seguro. De acordo com o Relatório da Adyen, plataforma global de pagamentos, os portugueses preocupam-se com a sua segurança ao jantar fora ou fazer compras. 31% ainda não se sente seguro perto de estranhos. 4 em cada 10 portugueses afirmam fazer desvios em lojas que tenham fila, pois não se sentem confortáveis.
A higiene dos terminais de pagamento também preocupa os clientes, contactless e auto-compras são algumas soluções e tendências.
Com a pandemia, as empresas que se adaptaram para oferecer os seus serviços online, aproximaram-se dos consumidores e aumentaram as suas vendas, sendo que esta é uma tendência que deve ser mantida ao longo dos próximos anos.
As lojas físicas também são uma realidade e uma preferência de 5 em cada 10 portugueses, que preferem realizar as suas compras nas lojas mais próximas da sua habitação. E 23% relevou que é mais leal a lojas perto de si.
Os consumidores hoje em dia estão-se a importar cada vez mais com a origem dos produtos, a sua cadeia de valor, as visões sobre ética ou responsabilidade social das marcas que compram. 33% dos consumidores diz que é mais provável comprar em lojas com fornecedores ou cadeia de fornecimento éticas e 42% preocupa-se mais com a ética de um estabelecimento comercial.
Comunicar os seus valores e oferecer aos clientes a oportunidade de doar no ponto de pagamento é um dos caminhos para que as marcas consigam dar respostas a esta nova exigência.
Para que a relação cresça com qualidade, construa relações e comunique com os seus clientes, perceba exatamente quais são as suas necessidades e como a sua empresa, a sua marca pode solucioná-la. Invista em segurança, tecnologia e esteja próximo online e fisicamente do seu público-alvo.
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