Se você é um usuário frequente de internet, com certeza já se deparou com os Cookies por aqui. Em resumo, os cookies são pequenos arquivos de textos que têm por principal função armazenar informações geradas pelos usuários dentro dos websites visitados. Estas informações ficam salvas no computador do usuário e servem para personalizar a navegação futura.
Em Maio de 2018, entrou em vigor a lei GDPR (General Data Protection Regulation ou Regulamento Geral de Proteção de Dados), que é um regulamento do direito europeu sobre privacidade e proteção de dados pessoais. Sendo assim, toda vez que entra em um site, ele é obrigado a pedir a sua permissão para utilizar os cookies.
Dentre os pontos positivos, está a experiência de compra online. Enquanto um cliente faz compras em um e-commerce, ele acrescenta peças no carrinho e pode continuar comprando, trocar de página ou navegar pelo site, e mesmo assim aqueles itens escolhidos permanecem no carrinho. Isso só é possível por conta dos cookies que são capazes de salvar as informações.
Outro ponto positivo é o preenchimento automático de formulários ou termos de busca. Essa função facilita o processo, pois as principais informações já estarão disponíveis de forma rápida e automatizada.
Também são os cookies que auxiliam as ferramentas de anúncios a direcionar a propaganda daquele produto que o usuário esteve interessado outro dia, pois está gravado em seu histórico anterior. Para as marcas, essa é uma vantagem enorme, afinal, clientes em potencial serão atingidos.
Para além dos benefícios que melhoram a experiência de navegação, os cookies utilizam das informações disponíveis nestes arquivos para segmentar o seu conteúdo/serviço, criando assim um padrão de consumo.
Mas nem tudo é automático e simples de ser criado. Para obter resultados, é preciso entender os comportamentos e encontrar um caminho seguro para aproveitar os lados positivos que os cookies podem fornecer para a sua empresa. É importante escolher um parceiro de confiança para desenvolver a sua campanha online, que conheça os regulamentos e saiba utilizar com segurança os dados de privacidade que os usuários fornecem. A Webhouse realiza o serviço de criação de campanhas de marketing digital e acompanha o cliente desde a fase de planejamento até o final do processo. Para garantir que a sua campanha continue a dar resposta de forma eficaz, deverá garantir um suporte continuo ao longo do tempo.